Connect with us



Paraná

Paraná firma parceria com Ocepar para fomentar o cooperativismo feminino

Publicado

em

Safismi

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), assinou um acordo de cooperação com a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) com o objetivo de orientar e promover o cooperativismo por meio de ações empreendedoras voltadas para as mulheres nos municípios.

A assinatura do termo ocorreu na sede da Ocepar, em Curitiba, na sexta-feira (15). A reunião contou com a participação do presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e da secretária Leandre Dal Ponte.

O objetivo do acordo de cooperação é apoiar ações em defesa dos direitos das mulheres, contribuindo para fortalecer o protagonismo feminino, em conformidade com as normas internacionais de direitos humanos. O documento também prevê o fortalecimento do cooperativismo como uma ferramenta promotora de desenvolvimento e inclusão social, bem como o reforço do cooperativismo como uma alternativa social para que as mulheres tenham acesso ao trabalho, emprego e renda.

Também está contido no acordo de cooperação a previsão da realização de reuniões periódicas entre a Semipi e a Ocepar a fim de identificar potenciais municípios para o desenvolvimento de projetos e parcerias.

Segundo a secretária, já existem pelo menos três projetos potenciais em andamento para a implementação de ações conjuntas nos municípios de Maringá, Paranaguá, e Inácio Martins. Em Paranaguá ele envolve mulheres marisqueiras da ilha de São Miguel; em Inácio Martins, mulheres que trabalham na produção da farinha de pinhão; e em Maringá uma cooperativa que produz absorventes para garantir dignidade menstrual.

“O Estado e a Ocepar compartilham objetivos convergentes, visando a redução das desigualdades, a erradicação da pobreza e, principalmente, a transformação de histórias de vida. Embora o setor privado esteja mais focado em negócios, o objetivo fundamental e comum é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Leandre.

“Uma cooperativa é uma ferramenta poderosa para criar oportunidades e igualdade para mulheres, idosos, pessoas negras, quilombolas e indígenas. Ela oferece autonomia, independência e competitividade nos negócios. Apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam desigualdades salariais e muitas vezes são excluídas do mercado de trabalho formal. E o cooperativismo pode ajudar a mudar esta realidade”, enfatizou.

Ricken disse que o termo de cooperação é de suma importância para o cooperativismo paranaense. “Desde que a secretária Leandre assumiu, nossa equipe técnica tem realizado reuniões para elaborar esta proposta que tem por objeto esse acordo. Ele vai orientar e fomentar ações empreendedoras para as mulheres nos municípios do Estado do Paraná”, concluiu.

Fonte: AEN | Foto: Ísis Oliveira/SEMIPI

Uniguaçu