Connect with us



Notícias

Paraná fica abaixo da meta no Ideb do Ensino Médio

Publicado

em

Safismi

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ficou abaixo da meta estipulada para o ensino médio no Paraná. Os dados foram apresentados segunda-feira (03) pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme o estudo, o Paraná apresentou índice 4, a projeção para este ano era de 5. Entre os alunos paranaenses de escolas privadas, o índice sobe para 5,9. Quando só se leva em conta as escolas estaduais, o número cai para 3,7.

O número leva em conta o desempenho de alunos em leitura e matemática e o percentual de aprovações, tanto em escolas privadas quanto em públicas. Para o mestre em Educação, Marcos Meier, uma das raízes do problema está na formação dos professores.

Meier aponta ainda o currículo escolar como responsável pela nota baixa no Ideb.

O único município com nota acima de 5, na rede estadual, é Maripá, no oeste do estado (5,4). A nota mais baixa é Amaporã, no noroeste, com 2,3. Curitiba ficou com média de 4,7.

Em relação ao último Ideb, de 2015, o índice subiu apenas 0,1, o que é considerado inexpressivo pelo MEC.

E nós não fomos os únicos. Nenhum estado brasileiro chegou à meta. O Paraná tem a oitava maior nota. O campeão é o Espírito Santo, com 4,4 de índice, seguido por Goiás, com 4,3, e São Paulo, com 4,2.

 

Tarobá News

Uniguaçu