Connect with us



Paraná

Paraná confirma três primeiros casos de infecção simultânea de Covid-19 e H3N2

Publicado

em

Safismi

O Paraná confirmou, nesta sexta-feira (7), os primeiros casos de infecção simultânea de Covid-19 e gripe Influenza A H3N2. Os registros ocorreram em Curitiba, Pinhais, na região metropolitana, e em Toledo, no oeste do estado.

Os casos constam no boletim desta sexta da Secretaria de Saúde (Sesa), que monitora os pacientes coinfectados. A pasta informou que eles tem idades entre 10 e 29 anos.

Segundo a Sesa, a data de início dos sintomas das três pessoas aconteceu entre 18 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022. Todos já são considerados curados.

“Neste momento em que tudo isso esta acontecendo, eu preciso chamar a atenção principalmente de três fatores. Primeiro relacionado ao foco nas vacinas. Vacina da Covid e também da gripe. Segundo ponto é a continuidade dos cuidados não farmacológicos, como uso de máscara, álcool em gel e quando possível, distanciamento […] terceiro ponto é, quem puder, evite aglomerações”, disse o secretário de saúde Beto Preto.

Monitoramento
Até esta sexta-feira, municípios do Paraná adotavam estratégias próprias para monitorarem casos de eventuais duplas infecções.

Em Curitiba, segundo a secretaria municipal, o teste está sendo feito por amostragem.

Em Maringá, para pessoas com sintomas, a secretaria local primeiro realiza testes para Covid-19 e, em caso negativo, os pacientes são diagnosticadas com gripe. Em casos mais graves, amostragens são enviadas para laboratórios para identificação do tipo da Influenza.

Em Foz do Iguaçu, apenas pacientes internados com problemas respiratórios são testados para as duas doenças.

A Sesa não informou se adotará medidas específicas para alinhar os trabalhos de monitoramento por secretarias municipais de saúde no interior.

Fonte: g1 PR e RPC Foz do Iguaçu

Uniguaçu