Connect with us



Região

‘Oeste compra Oeste’ será lançado nesta quarta-feira (03) visando valorizar pequenos negócios da região

Publicado

em

Safismi

Incentivar as compras na região oeste do Paraná e, com isso, ajudar os empreendedores e fomentar o desenvolvimento local. É com esses objetivos que surge a ação “Oeste compra Oeste”, realizada pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Sebrae/PR, Associações dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e Garantioeste.

O projeto visa estimular as compras na região, ampliando o mercado de empresas para estimular a economia e gerar oportunidades de desenvolvimento nos 54 municípios do Oeste paranaense, o que é fundamental, principalmente em meio à crise do coronavírus.

“É um projeto de sensibilização e engajamento para fazer com que a sociedade compreenda a importância de realizar as suas compras de forma local. Há muito tempo, as entidades envolvidas já trabalham com a temática, mas, dessa vez, o projeto dialoga com o cidadão, incentivando que ele opte pelo consumo consciente, valorizando empreendedores e apoiando pequenas empresas da região”, explica o gerente da regional oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein.

O engajamento da sociedade, inclusive, é destaque no projeto. Segundo o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Danilo Vendruscolo, essa é uma iniciativa importante que depende diretamente da população.

“São pequenas atitudes que podem fazer a diferença. Comprar produtos e investir em serviços de forma local, fortalece a economia. Os reflexos também são positivos para a saúde financeira das empresas regionais, gerando resultados positivos que auxiliam no crescimento do oeste. Ao incentivar o consumo local, estamos proporcionando novas oportunidades para todos”, ressalta Danilo.

O projeto será lançado nesta quarta-feira (03), durante uma webinar, ou seja, uma videoconferência, com a participação de representantes das entidades envolvidas. A transmissão será a partir das 10 horas, no Facebook da Caciopar, que pode ser acessado no endereço: www.facebook.com/caciopar.

Oeste em números
A região oeste do Paraná é formada por 54 municípios, totalizando mais de 1 milhão de habitantes. Representando mais de 11% do território paranaense, tem números expressivos no agronegócio, concentrando mais de 35% da produção estadual de milho e 60% de plantel de suínos do Paraná.

Segundo dados da consultoria Urban Systems, entre as 9 melhores cidades paranaenses para fazer negócios no Brasil, três são da região. No oeste também está situado um dos destinos turísticos mais populares do mundo, a cidade de Foz do Iguaçu, que recebe mais de 1,7 milhão de visitantes por ano. Além disso, os números ligados ao setor empresarial também se destacam: a região concentra quatro das principais cooperativas do Estado.

Fonte:  Assessoria | Fotos: Assessoria/Divulgação

Uniguaçu