Connect with us



Notícias

Odontopediatra alerta para os cuidados com os dentes de leite

Publicado

em

Safismi

Antigamente era costume dizer que os dentes de leite das crianças não necessitavam de cuidados, pois os mesmos não tinham raiz e iriam cair a partir dos 6 anos, dando lugar a novos dentes chamados permanentes. E estes sim deveriam ser cuidados e tratados.

Esqueciam das dores de dentes dos pequenos e o quanto eles sofriam com as cáries e abcessos (bolsas de pus) que se formavam na gengiva. Com o tempo, essa ideia foi mudando e visto que a visita ao dentista e os cuidados com os dentes de leite deveriam acontecer desde cedo, para evitarmos dor e outros problemas de saúde para a criança e o adulto. Os dentes de leite, ou temporários como são chamados, têm raiz e merecem tanto cuidado quanto os permanentes.

Em entrevista à coluna “Uma Conversa com o Especialista”, a Odontopediatra Dra. Thaís Migliorini, da clínica Ora Art, falou sobre os principais cuidados com os dentes de leite.

Além da visita ao dentista para bebês ou odontopediatra, os pais ou responsáveis devem olhar com carinho a limpeza da boca o mais cedo possível. São orientados para que a princípio seja feita uma limpeza com um paninho bem macio, exclusivo para isso, umedecido em água limpa. Após cada mamada e após o bebê arrotar, limpar a boca, além de mantê-la fresquinha, pois isso ajuda a ensinar o bebê, desde cedo, a ter alguém mexendo na sua boca. Ao aparecerem os primeiros dentinhos, devemos limpá-los com uma dedeira, sem pasta no princípio e aos poucos, acrescentar um pouquinho só de creme dental (do tamanho de um grão de arroz).

A Oral Art Odontologia e Bem Estar está situada na Rua Alfredo Chaves ao lado da Darife’s Materiais Elétricos em São Miguel do Iguaçu. O telefone/WhatsApp é o (45) 93300 1223.

Rádio Jornal São Miguel com Pastoral da Criança

Uniguaçu