Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – RELÓGIO BIOLÓGICO E O SEGREDO PARA VIVER MELHOR

Publicado

em

Safismi

É simples! O relógio biológico é um mecanismo interno (sim, que acontece dentro do nosso corpo) regido pela sequência das horas do dia. Esse relógio está presente em todos os seres vivos, até mesmo nos fungos e nas bactérias, acredite. Sua principal função é regular todas as atividades do organismo.
Antes de tudo, é importante saber que o nosso relógio principal, o que controla todos os ritmos biológicos, fica no hipotálamo. Essa é uma estrutura localizada no cérebro que, como um condutor, envia sinais reguladores pra todo o corpo em diferentes momentos do dia.
No entanto, também temos os nossos relógios periféricos. Ou seja, todos os órgãos e tecidos corporais apresentam seus próprios relógios, os quais são sincronizados pelo relógio principal.
Chamamos esses tais ritmos biológicos controlados pelo hipotálamo de ciclo circadiano. Que nada mais é do que o nosso tempo biológico, natural, que opera em um ciclo de 24 horas, e regula os horários de dormir, acordar, comer, ir ao banheiro. Ele também estabelece a produção de determinados hormônios, como o hormônio do crescimento, o cortisol e a melatonina.
De forma geral, o ciclo circadiano é o processo biológico que marca o ritmo da existência de praticamente todos os seres vivos. Em relação a nós, seres humanos, é principalmente influenciado pelas luzes solar e artificial.
Por exemplo, se passarmos um dia inteiro no escuro, sem contato com a luz, o nosso relógio biológico vai perder a sintonia com o relógio externo da sociedade. Isso acontece porque os nossos olhos detectam a luz e enviam mensagens à parte do cérebro que mantém os nossos relógios alinhados.
É por isso que as pessoas têm diferentes ritmos de sono, por exemplo?
É fato que algumas pessoas, consideradas “diurnas”, preferem dormir e acordar mais cedo, tendo mais energia e disposição durante as primeiras horas da manhã. Por outro lado, as pessoas “vespertinas”, se sentem mais dispostas no final da tarde pra noite, preferindo dormir e acordar mais tarde.
Como viver bem com o seu relógio biológico
Se você está de olho na sua saúde física e emocional, é fundamental observar a sincronia do seu relógio biológico. Vamos entender como manter o seu ciclo biológico alinhado com suas tarefas externas:
É preciso dormir bem
Pra evitar essas situações e melhorar o seu bem-estar, procure dormir o tempo recomendado – 7 a 8 horas por noite é o ideal. Além disso, lembre-se que a qualidade do sono também é muito importante.
Reorganize as suas rotinas de trabalho
Trabalhar de forma intensa por sete dias seguidos, ou seja, durante toda a semana e sem folga, pode ser bastante prejudicial à saúde. Tente se dedicar também às pausas e ao lazer.
A alimentação e os exercícios entram nessa!
Assim como dormir e acordar sempre no mesmo horário ajuda a regular seu relógio biológico, uma rotina alimentar também. Procure realizar as refeições em horários parecidos, mas respeitando os sinais de fome e de saciedade do seu corpo.

Fonte: Liv Up | Imagem: Mobiloc

Uniguaçu