Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – MULHERES PRECISAM DE 20 MINUTOS A MAIS DE SONO QUE OS HOMENS

Publicado

em

Safismi

Os neurologistas insistem que toda mulher deveria seguir essas importantes orientações. Isso acontece porque elas exercem mais atividades durante o dia.

Como os cérebros femininos são mais complexos, capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo, o sono e o descanso prolongados, mesmo que por minutos, são essenciais para manter o bom funcionamento cerebral ao longo do dia. Dentre as várias funções de uma noite bem dormida, está a de fazer o cérebro se recuperar e se autorreparar.

Claro que esse tempo pode variar para mais ou para menos dependendo do estilo de vida de cada pessoa, mas essa é a média da maioria das mulheres que participaram do estudo. Quando relaxamos profundamente ao dormir, o cérebro desliga dos sentidos e entra em modo de recuperação. O córtex responsável pela memória, pensamento, linguagem entram em regeneração.

Quanto mais a atividade cerebral é intensa e complexa, mais horas de sono a pessoa necessita. Ou seja, quanto mais o cérebro trabalha, mais tempo precisa para se recuperar.

Mas, ao que tudo indica essa “vantagem” não se restringe apenas às mulheres. Homens que realizam tarefas complexas, como tomadas de decisões e pensamento lateral, também precisam de mais tempo de sono que a maioria das pessoas para que essa função regenerativa entre em ação de forma devida.

O estudo também revelou que a falta de uma noite bem dormida entre as mulheres, está ligado a vários efeitos negativos.
O nível de estresse psicológico, por exemplo, pode aumentar muito juntamente com os sentimentos de hostilidade, depressão e raiva. Todas essas características foram encontradas em mulheres que dormem mal.

No caso dos homens que dormem mal, por outro lado, esses efeitos colaterais mais drásticos não foram detectados. As consequências mais visíveis, nesse caso, são a perda na capacidade de concentração e a queda de rendimento pelo cansaço físico e mental.

Fonte: Revista Prosa Verso e Arte | Imagem: Thamyris Fernandes

Uniguaçu