Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – FLACIDEZ PÓS-PARTO CAUSAS E O QUE FAZER PARA EVITAR

Publicado

em

Safismi

A flacidez é uma ocorrência normal na vida de qualquer um, principalmente no pós-parto. Pelo fato do corpo passar por várias mudanças durante o período da gravidez, como a barriga crescer para acomodar o bebê, é normal que a pele e os músculos passem por um estiramento. Isso ocorre após o ganho de peso, bem como o aumento do volume corporal.
Existe ainda o caso de mulheres que passam por uma gestação mais velhas terem mais chances de sofrer com a flacidez pós-parto do que as mais novas. Nesse caso, a condição da diástase abdominal, que consiste no afastamento dos músculos do abdômen e do tecido conjuntivo da região, também está aliada ao envelhecimento natural da pele. Além de causar desconforto, o problema também pode afetar muito a autoestima feminina.
Seja como for, a flacidez pós-parto possui solução. Aliando diferentes cuidados à sua rotina após a gestação, é possível recuperar seu antigo aspecto ou até mesmo melhorá-lo.
Os primeiros sinais de que a flacidez irá surgir são fáceis de reconhecer. Normalmente, a barriga costuma cair por cima da calcinha ou a pele sofre enrugamento. Todavia, sua ocorrência é essencial para a gravidez. O processo é extremamente natural para o corpo, já que é preciso de espaço para o útero crescer. Assim, não há como impedir a flacidez pós-parto, mas sim amenizar seus efeitos da melhor forma possível. Exercícios físicos para a manutenção do tônus, por exemplo, são uma ótima forma de começar.
Além disso, para quem se preocupa com o aspecto da pele depois da gestação, adotar certos cuidados ainda durante a gravidez é uma ótima forma de não sofrer tanto com o resultado. Gestantes precisam investir em uma alimentação balanceada, prestar atenção ao peso e beber muita água. Durante a gravidez, também é possível realizar exercícios de baixo e médio impacto para manter a saúde e ajudar o corpo a se adaptar às mudanças. Por fim, os cuidados devem ser intensificados durante o último mês da gestação. Isso é feito por meio de produtos tópicos aprovados pelo obstetra que ajudem a tonificar a pele e diminuir seu relaxamento.

Principais motivos da flacidez pós-parto
Apesar da situação ser natural e difícil de evitar, existem ainda outros motivos que intensificam o aspecto flácido da pele pós-parto. Normalmente, estão relacionados aos maus hábitos durante a vida e a gravidez, tanto alimentares quanto de saúde no geral.
1 – Pouca hidratação da pele
A hidratação é essencial para que a flacidez não seja tão agressiva.
2 – Alimentação desbalanceada
Uma alimentação rica em açúcar e industrializados é outro dos motivos que mais causam flacidez.
3 – Maus hábitos no geral
Fumar cigarro, consumir álcool em excesso e tomar muito sol também auxiliam no aparecimento da flacidez pós-parto.
4 – Perda natural de colágeno
No caso de uma gravidez com mais idade, é normal que a gestante esteja suscetível à perda natural de colágeno e elastina do envelhecimento.
Dicas para evitar a flacidez pós-parto
Mesmo que boa parte das alterações que ocorrem durante a gravidez sejam agressivas, o corpo ainda está perfeitamente preparado para retornar ao que era antes. Com tempo e paciência, é possível introduzir uma nova rotina de cuidados e recuperar a forma sem muita dificuldade.

Fonte: Amanda Birck | Imagem: Steelfit

Uniguaçu