Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – COMO ELIMINAR VERRUGAS – TIPOS E TRATAMENTOS

Publicado

em

Safismi

As verrugas nada mais são do que pequenas protuberâncias na pele, resultado do crescimento anormal da camada externa da cútis. Elas podem aparecer em qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e em várias partes do corpo. Contudo, apesar de não ser um problema grave, as verrugas são contagiosas e podem causar desconforto estético. Por isso é tão comum procurar formas de como eliminar verrugas com tratamentos e remédios.

Em todo caso, é sempre bom passar por uma avaliação do dermatologista que poderá te instruir melhor sobre o tipo de verruga e se ela está relacionada a alguma doença infecciosa. Além é claro de indicar o melhor tratamento dependendo do tipo e gravidade.
Os principais são:

Remédios
Existem alguns cremes e pomadas próprios para a remoção de verrugas, que são à base de ácido acetilsalicílico ou ácido lático. Desse modo, o remédio deve ser aplicado diretamente sobre a verruga para assim eliminá-la. A aplicação pode ser feita em casa, seguindo as recomendações do dermatologista.

Crioterapia
A Crioterapia é o tratamento para remoção de verrugas mais comum e eficiente. Ele consiste no congelamento da protuberância através da aplicação de nitrogênio líquido que faz com que a verruga caia alguns dias depois da aplicação. No entanto, esse tratamento deve ser realizado em consultório e por um especialista, afim de evitar qualquer tipo de lesão, como uma queimadura por exemplo, devido a baixa temperatura do nitrogênio.

Cirurgia a laser
A cirurgia a laser se faz necessária no caso de muitas verrugas no corpo ou quando estão espalhadas por diversas áreas. Por se tratar de uma cirurgia, ela deve ser feita com anestesia local, uma vez que pode causar dor. O procedimento consiste na aplicação de um feixe de luz diretamente na verruga com a finalidade destruir o seu tecido.
Nesse caso, após a cirurgia deve-se tomar alguns cuidados com a ferida causada pela remoção, para evitar o risco de infeção. O mesmo vale para casos em que a verruga é cortada, no caso de excisão cirúrgica para remoção.

Fonte: Cristyele Oliveira | Imagem: Audioderma

Uniguaçu