Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – COMO CUIDAR DOS JOANETES EM CASA E ACABAR COM A DOR

Publicado

em

Safismi

Qual foi a última vez que você deu uma boa olhada em seus pés? Embora essas costumem ser partes desprezadas de nosso corpo, a verdade é que dar um pouquinho de atenção aos membros que nos sustentam o dia inteiro pode evitar uma série de preocupações e desconfortos, como no caso dos joanetes.
Para quem não sabe, os joanetes são um problema crônico, que causa inchaço ósseo na articulação na base do dedão do pé o do dedinho.
Esse é um problema que atinge quase 2 milhões de brasileiros, segundo dados do Hospital Israelita A. Einstein; e é formado quando o dedão do pé empurra o próximo dedo, seja por causa de sapatos apertados usados diariamente, por atrite, pelos próprios tendões dos pés, entre outras causas.
Além da deformação física que causa nos pés, nada bonitas, aliás, os joanetes precisam ser tratados o quanto antes para evitar as dores características. O tratamento também para impede que o quadro se desenvolva para uma bursite, um processo inflamatório que provoca dores intensas nessa região.
Claro que você precisa procurar um médico para diagnosticar o problema e prescrever o tratamento correto, mas algumas atitudes podem ser tomadas em casa mesmo para melhorar os joanetes, especialmente se estiver com dores.
Conheça 4 formas de cuidar dos joanetes em casa:
1. Sapatos e alimentação
Uma das principais causas para o aparecimento dos joanetes é a predisposição genética, além de outros agravantes, como problemas nos tendões dos pés, atrite e assim por diante. O uso frequente de sapatos altos, apertados e, especialmente, finos na frente ajudam bastante no aparecimento dessa inflamação, em especial se esse for um problema de família. O excesso de peso e alguns tipos de alimentos que estimulam os processos inflamatórios nas articulações também podem piorar o quadro. Por isso, cuide de sua alimentação, evite comidas gordurosas, como frituras; além de alimentos apimentados ou com excesso de açúcar.
2. Massagens e relaxamento
Além de ajudar você a mandar o estresse para longe e relaxar, a massagem pode ser um bom remédio para seus joanetes por fortalecer os músculos dos pés. E, embora seja maravilhoso se você tiver alguém que possa fazer isso por você, a automassagem diárias também pode ajudar bastante. Por isso, siga as dicas:
Bolas de tênis ou especiais para massagem podem ajudar. Rode a bolinha no chão com os pés algumas vezes.
Com o dedão, massageie os pés de cima para baixo, pressionando com leveza.
Coloque os dedos das mãos entre os dedos dos pés, separando-os e movendo-os para cima, para baixo e para trás.
Prenda um dos dedos do pés e estique-o para cima, levemente. Faça a mesma coisa com todos os demais dedos dos pés.
Ande descalço na areia. Isso funciona como uma ótima massagem para os pés.
3. Exercícios contra os joanetes
Você pode implantar em sua rotina uma série bem simples de exercícios que prometem aliviar a dor e ir corrigindo, aos poucos, os joanetes.
Firme o pé no chão e tente levantar cada dedo separadamente.
Prenda um elástico (daqueles de prender dinheiro ou mesmo os usados nos cabelos) nos dedos, passando pelo dedão até o dedinho. Agora se esforce superar a pressão e separar os dedos o máximo possível.
Gire os pés para lados diferentes.
Use os pés como ganchos, tentando pegar canetas, bolinhas, caixas e outros pequenos objetos do chão usando apenas os dedos dos pés para “agarrá-los”. Isso exercita bastante a musculatura.
4. Escalda-pés
Cuidar dos pés fazendo infusões com ervas de efeito anti-inflamatório também é uma ótima forma de relaxar e cuidar dos joanetes. Assim que a água atingir uma temperatura aceitável deixe os pés de molho por alguns minutos. Ervas como camomila, calêndula ou lavanda, por exemplo, são ótimas na hora de aliviar a fadiga, além de reduzir a transpirações e as bactérias nocivas.

Fonte: Thamyris Fernandes | Imagem: R7

Uniguaçu