Connect with us



Região

Missal recebe militares que estarão na Operação Paraná III

Publicado

em

Safismi

A movimentação de militares em Missal e região tem chamado a atenção da população. Centenas deles ficarão alojados no município em função da Operação Paraná III. Em toda a região serão 1700 militares brasileiros e 125 do exterior e muitos deles estão se alojando em Missal.

A operação deverá ocorrer nos municípios de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Santa Helena, Moreninha, Dom Armando e Missal entre os dias 12 a 18 de agosto com uma ampla programação.

Entre os temas dos problemas simulados, estão: ressuprimento em áreas de desastre; Atendimento médico em hospital de campanha; Escolta de comboio humanitário; resgate aeromóvel e fluvial; Deslizamentos com vítimas; Evacuação aeromédica; e, Incêndio em fábricas.

Histórico

A primeira edição da Operação Paraná, no ano de 2017, contemplou o emprego de um efetivo de 130 militares brasileiros e paraguaios, atuando em um quadro de operações de defesa da pátria.

A Operação Paraná II, em 2019m abrangeu a defesa da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, em colaboração com o Exército paraguaio.

E Nesta edição, anos 2022 e 2023, será a primeira vez que o evento terá como foco o trabalho de ajuda humanitária, bem como a participação de outros países americanos e europeus.

Operação Paraná III

É um exercício de ajuda humanitária com a participação de exércitos do continente americano em um contexto simulado de desastres naturais, sendo explorado casos hipotéticos com o emprego de um esforço internacional para proporcionar ajuda e proteção à população figurada.

No ano passado, a primeira fase da Operação Paraná III foi realizada no município paranaense de Cascavel e estiveram presentes, além do Brasil, doze exércitos estrangeiros: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Coordenam e executam esta atividade o Comando de Operações Terrestres (COTER), o Comando Militar do Sul (CMS), a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec). Participam também o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Paraná.

Efetivo

Serão 1700 militares brasileiros envolvidos. Além disso, 125 de países como Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Conta ainda com 48 blindados, 13 embarcações e 4 helicópteros.

Fonte: assessoria Pref. Missal com inf. Imprensa do Exército

Uniguaçu