Connect with us



Notícias

Lançado o livro “Memória dos Desapropriados do Parque Nacional do Iguaçu”

Publicado

em

Safismi

A história de 470 famílias do oeste do Paraná que viveram em terras pertencentes ao Parque Nacional do Iguaçu foi tema de pesquisa realizada pela professora da Unioeste, Lara Luciana Leal Seixas. O trabalho ganho um livro publicado pela editora Dialética e lançado nesta quinta-feira (02/03) no Clube de Mães de Santa Rosa do Ocoy, distrito de São Miguel do Iguaçu.

Comunidades como Santo Alberto e São José do Iguaçu existiram entre as décadas de 1960 e 1970. Esta região era colonizada por agricultores vindos do Rio Grande do Sul que adquiriram as terras, segundo eles, devidamente documentadas. No entanto, os agricultores precisaram deixas propriedades ao tomarem conhecimento que estavam siadas dentro dos limites da unidade de conservação.

A ordem de desapropriação gerou conflitos e discussões até a realocação destes moradores para a região do Ocoy em São Miguel do Iguaçu. Moradores também alegavam injustiça ou irregularidades na distribuição das novas terras.

O livro “Memória dos Desapropriados do Parque Nacional do Iguaçu” reúne relatos e documentos, sendo um importante registro deste momento histórico. A obra está disponível para venda nas livrarias online em formato físico ou e-book.

 

Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu