Connect with us



Região

Itaipu recebe equipe da ANA para discutir o I Fórum Latino-Americano de Água

Publicado

em

Safismi

Nesta quinta-feira (13), o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe Sampaio, esteve na Itaipu para discutir o I Fórum Latino-Americano de Água, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro em Aracaju (SE), e o 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela ABRHidro.

Sampaio estava acompanhado dos presidentes da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Cristóvão Fernandes, e da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), Lupércio Antônio. Eles foram recebidos pelo diretor financeiro da Itaipu, André Pepitone, pelo superintendente de Gestão Ambiental, Wilson Zonin (representando o diretor de Coordenação, Carlos Carboni), e pela gerente da Divisão de Reservatório, Simone Benassi.

I Fórum Latino-Americano de Água

O Fórum ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, na cidade de Aracaju, estado do Sergipe. Terá como objetivo fortalecer o diálogo entre os países latinos, compartilhando conhecimentos, boas práticas e buscando elaborar uma agenda em comum na gestão de recursos hídricos. O evento ocorre simultaneamente ao 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece de 19 a 24 de novembro na mesma localidade.

“Nosso objetivo é preencher um vácuo de protagonismo, de voz, que existe na América Latina na questão dos recursos hídricos, mesmo sendo uma região que abriga 33% de toda a água potável do mundo”, explicou Filipe Sampaio. “E o envolvimento da Itaipu, referência mundial no cuidado com a água, é fundamental para enfrentarmos este desafio”.

“Estes eventos contam não só com nosso apoio, mas com o nosso entusiasmo”, declarou o diretor financeiro André Pepitone.

O Fórum estará estruturado em três eixos: plataforma temática, diálogo político e fórum cidadão. Os debates acontecerão em seis grandes temas: Água e Meio Ambiente, Água e Desenvolvimento, Água e Clima, Água e Cooperação, Água e Inovação e Água e Financiamento.

“Quem sabe, a partir deste Fórum, possamos levar uma proposta integradora da América Latina para o Fórum Mundial, em 2024”, disse Simone Benassi. O 10º Fórum Mundial da Água será em Bali, na Indonésia, em maio de 2024.

“Nossos profissionais estão engajados neste trabalho”, disse o superintendente de meio ambiente da Itaipu, Wilson Zonin. “Temos muito a contribuir com o avanço do protagonismo brasileiro em temas emergentes da agenda da sustentabilidade, como o clima e a gestão das águas”.

Participação da Itaipu

A Itaipu participa e apoia os Fóruns Mundiais de Água e os Simpósios Brasileiros de Recursos Hídricos há vários anos, com a apresentação de trabalhos dos empregados das diretorias Técnica e de Coordenação. Além disso, a empresa é membro do Conselho Mundial da Água desde 2008.

Fonte: assessoria | foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Uniguaçu