Inscrições abertas para exames do EJA

Está aberto o período de inscrições para os Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online 2018. A participação é gratuita, podem participar pessoas maiores de 18 anos que não tiveram acesso à educação na idade correta, mas agora deseja retomar os estudos e obter uma certificação no Ensino Médio.

Os interessados devem procurar um estabelecimento de ensino credenciado e apresentar original e fotocópia de documento de identificação. A lista completa de escolas que participam dos Exames da EJA Online está disponível em www.educacao.pr.gov.br/eja .

Publicidade

Os exames serão realizados em dois dias, abordando as doze disciplinas do Ensino Médio. Quem obtiver no mínimo média 6,0 em todas elas poderá solicitar sua certificação.

Entre os dias 2 a 11 de outubro estão abertas as inscrições para a primeira etapa dos Exames, que serão realizados no dia 7 de novembro com as disciplinas de Física, Biologia, Sociologia, Química, Geografia e Filosofia. A segunda etapa terá inscrições de 1º a 13 de novembro, e provas de Língua Portuguesa/Redação, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Matemática, Educação Física, Arte e História no dia 03 de dezembro.

Provas

Cada prova terá duração de uma hora e meia, feita em um dos computadores do laboratório de informática das escolas. A única exceção é a prova de Língua Portuguesa, que dura duas horas e inclui uma redação que deve ser escrita em um Cartão de Redação. Quem se inscrever para esta disciplina deve levar uma caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

A certificação é emitida por uma escola da rede estadual, seguindo critérios de uma resolução que será divulgada pela Secretaria da Educação. O mesmo documento incluirá os critérios para aproveitar resultados de Exames da EJA Online de anos anteriores, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016, Educação de Jovens e Adultos regular, ou mesmo da Educação Básica regular, para obter a certificação no Ensino Médio.

 

Fonte: Massa News