Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Governo Municipal vai realizar ‘Mutirão da Dengue’ na próxima semana

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu vai realizar no início da próxima semana um ‘Mutirão da Dengue’ em todo o território urbano do município visando combater os focos do mosquito Aedes Aegypti.

Equipes das diversas secretarias municipais e das subprefeituras foram convocadas a atuar em toda a cidade realizando a recolha de diversos materiais na segunda, terça e quarta-feira, dias 18, 19 e 20 de março.

Para colaborar com a ação, toda a população está sendo convocada a aproveitar o final de semana e realizar uma limpeza geral em seus lotes e terrenos e colocar os materiais que serão recolhidos em frente as suas residências, devidamente separados, em local de fácil acesso.

O prefeito Boaventura Motta, pediu a colaboração de todos os munícipes, destacando que pequenas ações podem fazer a diferença. ‘A situação da dengue está muito preocupante. Temos quase 300 casos confirmados. Além disso, tem também o problema de outros insetos e animais, como o escorpião amarelo. Por isso, pedimos a colaboração de todos. Se cada um fizer sua parte, vamos eliminar esse mosquito!’, relatou.

Durante o mutirão, serão recolhidos diversos materiais como: entulhos (resíduos de construção, cerâmicas, vasos, entre outros); recicláveis (garrafas, lonas, PVC, pneus, recipientes plásticos ou de vidro, tábuas e madeiras); eletrodomésticos (lavadoras, TV’s, geladeiras e aparelhos eletrônicos em geral), além de galhos e folhas.

As folhas e galhos deverão estar ensacados, os móveis desmontados e os recicláveis e eletrônicos acondicionados em caixas ou sacos.

AUMENTO DE CASOS

Segundo o Boletim Semanal divulgado na última quarta-feira, 13, já foram confirmados 283 casos de dengue no município, sendo destes, 2 de Dengue com Sinais de Alarme (DSA). Somente na última semana foram 92 novas confirmações.

Ao todo, no ano epidemiológico, que iniciou em agosto de 2023 e segue até julho de 2024, foram registradas 1.695 notificações da doença. Além dos 283 confirmados, 1.069 foram negativos e 343 continuam em investigação, aguardando resultado.

No mesmo período epidemiológico, também foram confirmados 03 casos positivo de chikungunya. Do total de 09 notificações, 06 foram descartadas.

VACINAÇÃO

O município está realizando a vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos. A vacina está disponível em 07 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município:

Urbana:
ESF Gaúcha;
Panorama (ESF Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio);
Novo Mundo (ESF Lúcia Barp da Costa e Santa Catarina);
Central (ESF Central Rosa Rosanelli Boles, Ipiranga e Paraguaçu);

Interior:
ESF São Jorge;
ESF Bruno Alfredo Boufleuer (Santa Rosa)
ESF Aurora do Iguaçu.

O horário de atendimento das Salas de Vacinas é das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30. Nas terças e quintas-feiras a sala de vacinação da UBS Central tem horário estendido de atendimento até às 19h00.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A Qdenga é uma vacina tetravalente que protege, portanto, contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

Para receber o imunizante é indispensável à presença dos pais ou responsáveis legais que garantirá não apenas o cumprimento dos protocolos, mas também um ambiente seguro e confiável para as crianças durante o processo de imunização.

Assessoria

Uniguaçu