Connect with us



Brasil

Governo Federal reforça importância da doação de sangue

Publicado

em

Safismi

Uma única doação de sangue, que é insubstituível e essencial para o corpo, pode salvar até quatro pessoas. Esse ano, a doação de sangue vem marcada pelos desafios adicionais que os hemocentros do Brasil enfrentaram durante a crise sanitária de Covid-19. A doação de sangue não traz riscos adicionais quanto à Covid-19 e a perda de hemácias (células do sangue) não compromete a imunidade.

Mesmo quem já vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue normalmente. Basta esperar um período que varia de acordo com o imunizante aplicado. Aqueles que tomaram a Coronavac precisam esperar 48 horas antes de doar. Já os que foram vacinados com Astrazeneca, Pfizer ou Janssen podem fazer a doação depois de 7 dias.

Além disso, os hemocentros estão preparados e seguem rigorosamente todos os protocolos de segurança para prevenir os candidatos à doação e os profissionais de saúde, com atendimentos, inclusive, com hora marcada. Em 2020, em relação a 2019, houve queda de 10% no número de coletas de sangue por conta da Covid-19. Mesmo assim, não houve registros de desabastecimentos, apesar de alguns estoques terem entrado em estado de alerta.

O sangue doado é utilizado no tratamento de pessoas com doenças hematológicas variadas, como doença falciforme e talassemia, além de doenças crônicas, como câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte, transplantes e para situações de urgências, emergências e calamidades. Os serviços de hemoterapia de todo o país também estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue nos estados e municípios.

O objetivo é agradecer e fidelizar os doadores regulares pelo ato solidário, além de sensibilizar que novas pessoas procurem um dos 107 hemocentros espalhados pelo país para doar sangue, mantendo todos os estoques em níveis seguros ao longo de todo o ano e não apenas em datas específicas.

Atualmente, no Brasil, cerca de 1,4% da população doam sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para promover a conscientização das pessoas e aumentar esse índice. Quanto mais pessoas doando melhor e maiores as chances de manter os estoques de sangue sempre em níveis seguros.

Quem pode doar?

Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. O doador passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança ao processo. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Conheça abaixo os requisitos para doar:

• No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue.
• Para quem tem entre 16 e 18 anos é necessário ter consentimento dos responsáveis.
• Candidatos à doação com idades entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60.
• É preciso pesar no mínimo 50kg e estar em bom estado de saúde.
• O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nem fumado nas 12 horas anteriores à doação.
• O candidato à doação não pode estar em jejum.
• A frequência máxima admitida é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher.
• O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
• A doação de sangue deve ser 100% voluntária, altruísta e não remunerada (direta ou indiretamente), independentemente do parentesco.

Fonte: GOV.BR com informações do Ministério da Saúde

Foto: Ministério da Saúde

Uniguaçu