Connect with us



Região

Foz do Iguaçu será a primeira cidade do Paraná a implantar serviços de hospital veterinário

Publicado

em

Safismi

Foz do Iguaçu será a primeira cidade do Paraná a implantar serviços de hospital veterinário. O anúncio foi feito pela vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP). A articulação e diálogo da vereadora resultaram em emenda de R$ 2 milhões do Poder Executivo para instalação a partir de 2024. Com isso, por meio de licitação, haverá serviços contratados para atendimento público gratuito aos animais atropelados, feridos, doentes ou debilitados encontrado pelas ruas de Foz do Iguaçu. O programa também inclui serviços veterinários para animais mantidos pelas famílias de baixa renda.

Protetora Carol destaca que essa é uma grande conquista para a causa animal, resultado de uma longa luta. Dede o início da legislatura, a vereadora vem atuando pela implantação do Hospital Veterinário, realizando reuniões, buscando apoio e apresentando proposições. A primeira indicação (nº 967/2021) foi feita em maio de 2021. No começo deste ano, junto com lideranças e defensores da causa animal, Protetora Carol lançou uma campanha de coleta de assinaturas para embasar ainda mais a reivindicação e entrar com um projeto de iniciativa popular. Foram mais de mil assinaturas.

Apoio do prefeito

Nos últimos meses, Protetora Carol apresentou mais duas indicações ao prefeito Chico Brasileiro. A primeira, nº 1867/2023, solicitou que ele determinasse a secretaria competente, estudos que viabilizassem a implantação de Hospital Veterinário Municipal a fim de atender gratuitamente a demanda da população de baixa renda que não tem acesso ao serviço e priorizando os casos de urgência e emergência para cães e gatos.

A outra indicação, nº 2039/2023, pediu ao prefeito, após entendimentos, que enviasse à Câmara uma emenda ao projeto da Lei Orçamentária Anual que tramita na casa. Após reuniões, a reivindicação foi atendida pelo prefeito que enviou ao Poder Legislativo uma emenda no valor de R$ 2 milhões, com a finalidade de implantar o Hospital Veterinário Municipal a partir do ano que vem.

A causa animal agradece

Ao receber cópia da emenda do Executivo nº 4/2023 ao projeto de lei 148/2023, Protetora Carol anunciou a boa notícia para os defensores da causa animal: “Vocês se lembram quando fizemos a campanha de assinaturas pedindo o hospital veterinário para Foz do Iguaçu? Então, agora tenho uma excelente notícia. Foi protocolada na Câmara uma emenda ao orçamento do próximo ano para instalação do hospital veterinário municipal”, informou Carol pelas redes sociais.

A protetora comemorou: “Seremos o primeiro município do Paraná a ter esse serviço gratuitamente. Agradeço ao apoio de todos os envolvidos na causa e ao prefeito que aceitou a nossa indicação, foi sensível ao nosso pedido e vai implantar o hospital em Foz do Iguaçu. Gostaríamos que os prefeitos de outros municípios também tivessem essa sensibilidade”.

Serviços de urgência e emergência para animais

Pela proposta mais viável, a prefeitura poderá firmar contrato ou convênio para atendimento de urgência e emergência a animais em situação de rua, atropelados, abandonados e/ou vítimas de maus tratos. Além disso, prestará outros serviços gratuitos como consultas rotineiras para famílias de baixa renda, podendo utilizar como critérios, por exemplo, as inscritas no Cadastro Único.

Outro ponto é a assistência no pós-operatório, além de microchipar, cadastrar, acompanhar e manter parcerias com ONGs, protetores cadastrados no município e pessoas com disponibilidade de fornecer lar temporário ou encontrar um doador responsável.

 

Fonte: assessoria | Foto: Assessoria Carol Dedonatti

Uniguaçu