Connect with us



Entretenimento

Eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos poderá ser visto no Brasil nesta sexta-feira: saiba quando observar

Publicado

em

Safismi

Na madrugada da próxima segunda-feira (17), os brasileiros poderão ver o eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos. No auge do fenômeno, a Lua terá mais de 97% de sua superfície coberta pela sombra da Terra e ganhará uma aparência avermelhada.

O fenômeno poderá ser visto em toda a América do Norte, bem como em grandes partes da América do Sul, Polinésia, leste da Austrália e nordeste da Ásia.

O eclipse parcial – quando a Lua cheia quase totalmente encoberta pela sombra da Terra e aparece avermelhada – terá duração de pouco mais de 3h. O fenômeno começa por volta das 4h19 de Brasília. No entanto, ele pode ser observado uma hora antes, quando a Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra). Nesse momento, o satélite escurece, ainda que de forma sutil.

A parte mais impressionante do fenômeno, quando atinge o pico do eclipse, deve acontecer às 6h, mas, como a Lua já estará abaixo do horizonte no Brasil, não sendo possível mais vê-la.

Eclipses parciais são mais frequentes do que eclipses totais, ainda que menos espetaculares.

Origem do fenômeno

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que a Lua passa pela sombra da Terra. Em um eclipse lunar total, a Lua inteira fica coberta pela sombra da Terra, chamada de umbra.

Durante o fenômeno, a Lua adquire uma coloração avermelhada.

O fenômeno, chamado Dispersão de Rayleigh, é o mesmo que explica “por que o céu azul e o pôr do sol vermelho”, segundo a Nasa. “A luz viaja em ondas e diferentes cores de luz têm diferentes propriedades físicas. A luz azul tem um comprimento de onda mais curto e é espalhada mais facilmente por partículas na atmosfera da Terra do que a luz vermelha, que tem um comprimento de onda mais longo. A luz vermelha, por outro lado, viaja mais diretamente pela atmosfera”, afirma a Nasa em seu site.

“Quando o Sol está acima, vemos uma luz azul em todo o céu. Mas quando o Sol está se pondo, a luz do sol deve passar por mais atmosfera e viajar mais longe antes de atingir nossos olhos. A luz azul do Sol se espalha e a luz vermelha, laranja e amarela de comprimento de onda mais longo passa.”

“Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na lua”, acrescenta a agência.

Uniguaçu