Connect with us

Esporte

Definido o sistema de disputa do Paranaense de Futebol para 2022

Publicado

em

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu na tarde desta quarta-feira (17), em reunião arbitral de forma virtual, o sistema de disputa da competição para o próximo anos. Outros assuntos relacionados ao Campeonato Paranaense de Futebol também estiveram em pauta.

Participaram do arbitral os representantes dos 12 clubes que irão disputar o Estadual.

Além do FC Cascavel estiveram presentes no encontro virtual os representantes do Azuriz FC, CE União, Cianorte FC, Club Athletico Paranaense, Coritiba FC, Ind. Fut. São-Joseense, Londrina EC, Maringá FC, Operário FEC, Paraná Clube e Rio Branco SC.

No arbitral ficou definido, através de votação e maioria de votos, que poderão ser inscritos 35 atletas e, posteriormente, poderão ser substituídos cinco.

“Pouca coisa mudou, regulamento é o mesmo, a principal mudança é em relação as inscrições de atletas que agora passam a ser 35, mais 5 trocas, totalizando 40 jogadores. Ano passado era ilimitado essa questão, mas encaro como um bom número. Vamos agora trabalhar com as datas e definir nossa pré-temporada, apresentação dos atletas e início dos trabalhos. De modo geral nós do Cascavel ficamos satisfeitos”, destacou o executivo de futebol do Cascavel, Marcus Vinicius.

Ao todo, o Campeonato Paranaense de 2022 irá utilizar 17 datas. A competição terá início no dia 23 de janeiro e a previsão de término é no dia 03 de abril.

O troféu do Campeonato Paranaense de 2022 levará o nome de Renato Follador, ex-presidente do Coritiba, que faleceu em julho, vítima da Covid-19.

Diferente da edição desta temporada 2021, o Campeonato Paranaense de 2022 contará com presença de público nos estádios.

Por unanimidade de votos, ficou definido que a fórmula de disputa será a mesma da competição deste ano. Na primeira fase, as 12 equipes se enfrentam em turno único, classificando os oito primeiros colocados. As duas equipes com menor número de pontos serão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2023.

Nas fases seguintes, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro de seus grupos. Em caso de igualdade de número de pontos nas fases finais, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols e, persistindo o empate, a decisão será por pênaltis.

Quarta de final:

Grupo B: 1° colocado x 8° colocado da 1ᵃ Fase
Grupo C: 2° colocado x 7° colocado da 1ᵃ Fase
Grupo D: 3° colocado x 6° colocado da 1ᵃ Fase
Grupo E: 4° colocado x 5° colocado da 1ᵃ Fase

Semifinal:

Grupo F Vencedor grupo B x Vencedor grupo E
Grupo G Vencedor grupo C x Vencedor grupo D

Final:

Grupo H Vencedor grupo F x Vencedor grupo G

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/radiojornal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755