Connect with us



Notícias

Criança de 3 anos morre após ser picada por escorpião no Paraná

Publicado

em

Safismi

Um menino de três anos morreu depois de ser picado por um escorpião, nesta quinta-feira, 23, em Loanda (a 152 quilômetros de Maringá).

Lucas Carruel Destro estava brincando na casa da avó, quando foi picado. No entanto, a avó só percebeu que havia algo errado quando o menino começou a vomitar. A criança foi levada a uma unidade de saúde e o enfermeiro percebeu que podia se tratar de picada de um animal peçonhento.

Enquanto o pai foi orientado a fazer uma varredura no quintal onde a criança tinha brincado, o menino foi levado para o Hospital Municipal de Loanda, que é referência na região para casos como esse e possui doses de soro antiescorpiônico.

Lucas começou a receber pequenas doses do soro e a quantidade total foi aplicada assim que o pai encontrou o escorpião.

O menino foi levado ao hospital particular de Loanda, depois foi transferido numa ambulância do Samu para a Santa Casa de Paranavaí, onde ficou na UTI, mas não resistiu e morreu na noite dessa quinta-feira (23).

Segundo a Secretaria de Saúde de Loanda o escorpião era grande e o menino tinha menos de vinte quilos, fatores que podem ter contribuído para o agravamento do estado de saúde de Lucas.

Fui picado por escorpião. E agora?

A recomendação do Ministério da Saúde é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

Fonte: GMC Online

Uniguaçu