Connect with us



Paraná

Copel apresenta investimentos a presidente da Comissão Permanente de Energia da ALEP e representantes da indústria, agricultura familiar e agronegócio

Publicado

em

Safismi

Na manhã desta segunda-feira, dia 18 de março, a Copel realizou uma reunião de trabalho com a Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e com representantes de entidades da sociedade civil do Paraná, que apresentaram suas demandas em relação ao fornecimento de energia no Estado. Como resultado da reunião, a companhia vai organizar grupos de trabalho internos para analisar as solicitações e encaminhar cada uma delas para que recebam o tratamento necessário por parte da companhia.

“A Copel está aberta a receber todas as entidades para discutir demandas técnicas e, assim, juntos tratar de soluções construtivas para os empresários e agricultores do Paraná”, destacou o presidente da Copel, Daniel Slaviero. Ele ressaltou que a resposta da Copel “ao crescimento do Paraná, que foi de 7,8% em 2023, é investimento e trabalho”.

Ao longo do ano, a empresa vai investir R$ 2,1 bilhões em distribuição de energia, de um total de R$ 2,4 bilhões aprovados no orçamento da companhia. Os recursos serão aplicados em obras de melhoria na rede de distribuição de energia em todas as regiões do Paraná. O plano prevê a construção de 18 novas subestações, 12 linhas de distribuição, ampliação e modernização de outras 80 subestações, além da instalação e substituição de transformadores, novas redes e o aporte nos principais programas da companhia, como o Paraná Trifásico e o Rede Elétrica Inteligente.

O presidente da Comissão de Minas, Energia e Água da Alep, Luis Corti, ressaltou a importância da reunião e propôs a criação de um comitê sobre segurança energética.  “Sou defensor da construção através do diálogo e um comitê será o ambiente propício para isso. Os consumidores terão um canal aberto para apresentar suas demandas e colaborar com o planejamento da companhia, que por sua vez, terá a oportunidade de apresentar suas ações”, afirmou Corti.

Na semana passada, o presidente da Copel já havia recebido o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, que informou que a entidade daria início à realização de fóruns regionais para discutir as demandas do setor, entre elas o fornecimento de energia elétrica. Após estes fóruns, a Copel e a Fiep vão criar um grupo de trabalho para discutir os temas levantados.

Além do presidente da Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa do Paraná, participaram da reunião desta segunda o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores do Estado do Paraná (Fetaep), Alexandre Leal dos Santos; o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná, Paulo Salesbram; o coordenador do Conselho de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Leandro Benetti; o coordenador de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar, Silvio Krinski; e o superintendente da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Luciano Justino.

 

Fonte: assessoria

Uniguaçu