Da culinária indígena ao sucesso nas tradicionais festas juninas, o ingrediente empresta seu charme e atributos para uso sem fim de pratos doces e salgados. E você sabia que essa iguaria bem característica das estações mais frias só é encontrada nesse período do ano por um motivo bem importante? Por ser fruto das araucárias, árvores protegidas pelo governo, o pinhão tem a época certa para ser coletado. Isso, para não comprometer a preservação da espécie.
Para começar, o pinhão é uma baita fonte de energia. Perfeito para fornecer as calorias para se manter aquecido nos meses frios. A semente tem baixo índice glicêmico, e grande quantidade de proteínas e fibras solúveis e insolúveis. O pinhão também é rico em Vitamina E, Vitamina K, Ferro, Cobre, Cálcio e Magnésio.
Além disso, o alimento contém ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9). Essas substâncias contribuem para a redução do colesterol no sangue e podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.
Por fim, o pinhão pode ser um aliado do seu cérebro. Por ser fonte de vitaminas do complexo B, contribui para o bom funcionamento cerebral e seu consumo regular auxilia no raciocínio e na memória. Motivos para apreciá-lo não faltam, né?
Para fazer o tradicional pinhão cozido, não tem segredo. Basta higienizar bem as sementes e cozinhar com água na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos. Depois disso, adicione sal à água e deixe as sementes de molho alguns minutos antes de saboreá-lo.
Mesmo cozido, uma das características marcantes do pinhão é sua casca bastante resistente. Por isso, muita gente tem dúvida na hora de descascar pinhão.
Na hora de escolher, selecione aqueles cuja casca tenha uma cor vibrante, marrom nas extremidades e mais amarelada ao centro. Eles não devem ter furinhos ou avarias.
Na hora de armazenar, o ideal é deixar na gaveta da geladeira, dentro de um saco. Outra opção é congelar depois de cozido.
Independente da receita escolhida, não vá exagerar! Uma porção de 30 gramas, cerca de oito unidades cozidas, já está adequada para um lanche e fornece aproximadamente 200 calorias.