Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – PERA – TIPOS, NUTRIENTES DA FRUTA E BENEFÍCIOS PARA O CORPO

Publicado

em

Safismi

Se engana quem ainda vive no mito de que a pera não tem muitos nutrientes. Segundo um estudo recente, foi revelada a alta concentração de fibras na fruta e vários nutrientes que podem ajudar a tratar e prevenir doenças. Ela é rica em vitamina A, cálcio e vitamina C, além disso, a pera carrega consigo poucas calorias, cerca de 53 a cada cem gramas e tem fácil absorção no organismo.

Ideal para adicionar na sua dieta, o sabor da pera é refrescante — assim como o verão manda —, e pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de vários outros benefícios:

1. Pode melhorar a visão
A pera é rica em vitamina A (Retinol), nutriente que auxilia na saúde ocular. Além disso, ela também possui carotenoides, betacaroteno, luteína e zeaxantina, responsáveis por prevenir doenças degenerativas da visão.
2. Ajuda a controlar a glicemia
Para os diabéticos, a pera é uma forte aliada na dieta por ter baixo índice glicêmico e por conter pectina, uma fibra solúvel. Ou seja, ela ajuda no controle da gliecemia, mas mesmo assim seu consumo deve ser moderado.
3. Auxilia o intestino
Primeiramente, ela contém fibras que ajudam na formação do bolo fecal. Segundamente, essas fibras aumentam o crescimento de bactéricas benéficas, ou seja, aquelas que ajudam na regularização do intestino.
4. Protege o coração
As fibras da pera são altamente poderosas. Uma prova disso é o fato delas possuírem potássio, nutriente com efeito vasodilatador, que colabora no controle da pressão arterial.
5. Faz bem para os ossos
Rica em cálcio e magnésio, a pera pode auxiliar na mineralização dos ossos. Portanto, esses nutrientes ajudam o metabolismo e auxiliam os ossos.
6. Aumenta a saciedade
Outra prova de que as fibras só tem benefícios na pera: com a grande quantidade de água que a fruta tem, dificulta o esvaziamento gástrico.
7. Combate inflamações
A casca da pera possui compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, assim consequentemente previne os radicais livres que causam as inflamações.
8. Ajuda no emagrecimento
Por consequência da saciedade que a fruta promove no organismo, a pera auxilia no emagrecimento de forma mais rápida.
9. Benefícios na menopausa
Vale destacar que o magnésio, presente na pera, pode ser benéfico para as mulheres após a menopausa, já que tem uma importante função contra o desenvolvimento da osteoporose.

Tipos de pera
Estima-se que ao todo, existam mais de três mil espécies em todo o mundo. Mas, dentre as peras encontradas no mercado brasileiro, sete delas são as mais comuns:
1. Pera Portuguesa
Também conhecida por pera-rocha, este tipo da fruta possui pintinhas marrons e geralmente desmancha na boca.
2. Pera Williams
Conforme ela amadurece, a cor varia do verde até chegar no amarelo, e assim sua polpa vai ficando cada vez mais docinha e macia! Ideal para fazer sucos e saciar a sede em dias quentes. Esse é o tipo mais comum.
3. Pera d’anjou verde
Essa é docinha e perfeita para ser consumida na salada ou em sucos.
4. Pera d’água
A pera d’água é uma fruta de textura delicada, sabor doce e levemente ácida. Você precisa ter bastante cuidado ao armazená-la, pois é frágil.
5. Pera de Pé Curto
Essa pera é arrendondada e lembra uma maçã.
6. Pera Red
Como o próprio nome diz, ela é avermelhada, como uma maçã. Sua polpa é clara, com textura bem cremosa.
7. Pera desidratada.
A pera desidratada mantém as mesmas propriedades nutricionais da fruta fresca. Dessa forma, ela possui o mesmo sabor da fruta fresca, até um pouco mais apurado!

Como consumir a pera?
Uma pera por dia é o suficiente para inseri-la na sua dieta e garantir uma parte de seus benefícios. No entanto, consuma a fruta natural e com casca, pois na superfície protetora dela há uma grande quantidade de nutrientes.

Por sua fragilidade, a pera escurece de forma rápida após ser cortada, pois o contato com o oxigênio a faz oxidar. Acima de tudo, para reverter esse processo, profissionais indicam pingar caldo de limão nas partes abertas da fruta. Ou seja, o limão tem ação antioxidante por ser rico em vitamina C, o que prolonga a vida do alimento. Posteriormente, outra forma de conservar é embalando a vácuo ou mergulhar a fruta na água. Então, por último, é bom lembrar que ao fazer um suco, adicione alguma outra fruta junto, se não o líquido pode escurecer.

Fonte: R7 | Imagem: Revista Versar

Uniguaçu