Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – O CONSUMO DE CHÁ VERDE PODE MELHORAR A FUNÇÃO DO INTESTINO

Publicado

em

Safismi

O consumo de chá verde tem demonstrado benefícios na proteção do intestino, principalmente relacionado à modulação de bactérias protetoras. Confira esses benefícios e a recomendação de consumo diária.

Benefícios do chá verde
O Chá Verde contém flavonóides e antioxidantes (catequinas, flavonóis, antocianidinas, flavonas, etc.), aminoácidos, ácidos graxos e vitaminas que atuam neutralizando os radicais livres, reduzindo o envelhecimento celular, além de diversos outros benefícios à saúde, tais como:

Podem ajudar no controle dos níveis do colesterol sanguíneo
Contribui no metabolismo da gordura, o que pode auxiliar no emagrecimento
Atua como anti-inflamatório, antiviral e bactericida
Fortalece o sistema imune
Tem ação digestiva e anti carcinogênica, impedindo o aparecimento de lesões cancerosas no estômago e no tratamento do câncer de intestino.
Como o chá verde atua na melhora da função intestinal?
O intestino é o órgão responsável pela digestão, absorção e produção de algumas vitaminas e minerais, desta forma, interfere e muito na nossa saúde.
Caso o intestino não esteja em perfeito funcionamento e saúde, pode trazer diversos malefícios para a saúde, como:

Infecções intestinais, como no consumo alimentos estragados
Disbiose: se trata do número aumentado de bactérias patogênicas (causadoras de doenças)
Doença celíaca
Doença de Crohn
Síndrome do intestino irritável
Diarreias
Hemorróidas
Queda da imunidade
Deficiências nutricionais

Alguns estudos têm demonstrado que as substâncias presentes no chá verde protegem contra o desenvolvimento da gastrite crônica e reduzindo o risco de câncer do estômago, além disso, a ingestão de chá verde em jejum protege a mucosa intestinal.
O consumo de chá verde pode regular favoravelmente o perfil de bactérias presentes no intestino, melhorando quadros de disbiose desencadeados pela obesidade ou dietas ricas em gordura, por exemplo. Estudos indicam que o chá e seus polifenóis, podem apresentar ação prebiótica, assim, modulam a proporção dos tipos de bactérias no intestino, ou seja, aumenta o número de bactérias “boas” (protetoras) e diminui as bactérias consideradas ruins.
Como deve ser o consumo?
A recomendação segura de chás de forma geral, são de até 3 xícaras ao dia, algo em torno de 750ml, feito como infusão, não devendo ser adoçado com açúcares, adoçantes ou mel e consumido logo após o preparado, para conservação de todos antioxidantes e fitoquímicos presentes na erva.

Fonte: Natue | Imagem: 4Well

Uniguaçu