Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – CRAVO-DA-ÍNDIA: O QUE É, BENEFÍCIOS, COMO USAR E CONTRAINDICAÇÕES

Publicado

em

Safismi

No Brasil, o cravo é bem comum para se fazer doces, como Doce de Banana e de Abóbora. Apesar disso, ele consegue ir muito além do que ingrediente para doces. Por exemplo, ele pode ser usado para fins medicinais, fonte para vitaminas, bactericidas, temperos, bebidas, aromas, óleos essenciais, aumento da libido e muitos outros.
Além disso, você pode encontrar a especiaria de diversas formas, seja em pó, líquido ou na forma inteira. Com todas essas opções, você certamente irá descobrir qual mais se encaixa na sua necessidade.
Em outras palavras, você encontra uma especiaria com o valor nutricional elevado por um preço bem em conta.
Enfim, para comprovar que o cravo-da-índia é item indispensável na sua casa, listamos 14 benefícios, as principais formas de preparo e também as contraindicações.

1. Combate infecções
Graças à sua ação antimicrobiana, o cravo é muito eficaz no combate à infecções causadas por bactéricas como o Estafilococos e E. coli.
2. Tem efeito analgésico
O cravo deprecia os receptores sensitivos envolvido na sensação de dor, fazendo com que a pessoa se sinta anestesiada.
3. Afasta insetos
O aroma do cravo é desagradável aos insetos, fazendo com que eles se afastem do ambiente. Esmague alguns cravos e deixe em algum lugar alto e, como resultado, você terá uma casa livre dos mosquitos e outros insetos.
4. Aumenta a libido
O Extrato de cravo é um famoso remédio caseiro contra a impotência sexual. O que leva ao aumento da libido.
5. Melhora a circulação sanguínea
O óleo extraído do cravo ajuda a melhorar o fluxo da circulação sanguínea trazendo benefícios para todo o organismo.
6. Combate o mau-hálito
Devido ao aroma natural e forte, o cravo é uma excelente opção para melhorar o mau hálito. Para isso, masque 1 cravo ou faça bochecho com o chá de cravo.
7. Combate o cansaço
O Óleo de cravo provoca um efeito relaxante no corpo. Por isso existem óleos de massagem e gel fitoterápico à base de cravo-da-índia.
8. É fonte de nutrientes
O cravo-da-índia é rico em fibras, vitaminas e minerais. Logo, uma ótima ideia é usar o cravo em pó na comida da mesma forma que se usa temperos.
9. É antioxidante
Ele possui alta capacidade de liberar hidrogênio, ou seja, aumenta a ação dos antioxidantes no corpo e, consequentemente, diminui o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
10. Pode prevenir as chances de ter câncer
Um estudo percebeu que o extrato de cravo ajudou a impedir o crescimento de tumores e promoveu a morte celular em células cancerígenas. No entanto, os estudos sobre o assunto usaram quantidades muito concentradas das propriedades presentes no cravo.
11. Ajuda na saúde do Fígado
Estudos feitos em animais demonstram que óleo de cravo melhoram a função hepática e também ajuda a reverter cirrose ou cicatrizes no Fígado.
12. Regula o Açúcar no sangue
O Extrato de cravo aumenta a captação de açúcar no sangue e, consequentemente, as células aumentam a secreção de insulina. Em suma, podemos concluir que ele é extremamente benéfico para pessoas com Diabetes.
13. Remove marcas da pele
Devido às fortes propriedades anti-sépticas e antibacterianas, o cravo melhora a aparência da pele e ajuda na remoção de algumas marcas.
14. Ajuda no crescimento do cabelo
Além de todos os outros benefícios, o cravo-da-índia também estimula os folículos capilares e melhora a circulação, o que faz com que cheguem mais nutrientes para os folículos capilares. A dica é adicionar 10 a 12 gotas de óleo de cravo ao cabelo e, depois disso, aplicar o shampoo da mesma forma. Você terá um cabelo grande e bem saudável.

Assim como já falamos anteriormente, existem muitas maneiras de se usar o cravo-da-índia. Ou seja, da mesma forma que o cravo carrega muitos benefícios, ele também é muito versátil, permitindo com que você escolha qual a melhor forma de usá-lo.
No chá
Em pó
Como óleo essencial
Para dores de dente
Para dores de ouvido

Contraindicações
O cravo-da-índia está contraindicado na gravidez, amamentação e por crianças com menos de 6 anos, já que não existem estudos de seus efeitos nesses grupos. Outro problema pode ser irritações na pele de pessoas muito sensíveis, por isso, os cremes à base de cravo precisam ser usados com indicação do fitoterapeuta. Portanto, apesar do cravo possuir muitas propriedades benéficas, nunca deixe de consultar um médico para saber se o uso está autorizado.

Fonte: Área de Mulher | Imagem: Medical News

Uniguaçu