Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – COMO RETARDAR O ENVELHECIMENTO: DICAS E NOVOS HÁBITOS

Publicado

em

Safismi

Com o passar do tempo, torna-se cada vez mais importante entender sobre o funcionamento do seu organismo e sobre as melhores formas de mantê-lo estável e, acima de tudo, saudável. Afinal, tudo aquilo que ocorre do lado de dentro influencia o exterior: a lei é ainda mais rigorosa após certa idade ser atingida.
O famoso ditado do “você é aquilo que você come” nunca fez tanto sentido quanto no caso das diferentes formas de como retardar o envelhecimento. Tudo está ligado à alimentação: os alimentos são responsáveis por fornecer substâncias que influenciam as células e seu bom funcionamento. Nesse sentido, dependendo do que é consumido, é possível contribuir ou evitar diversas doenças, bem como o inevitável envelhecimento.
1 – Vitamina C
A vitamina C é um dos elementos mais importantes quando o assunto é formação do colágeno, que atua na elasticidade e sustentação da pele. Assim, torna-se mais difícil que rugas, flacidez ou outros sinais do envelhecimento surjam. Ela está presente principalmente em frutas como a laranja, o limão, a acerola e o morango.
2 – Peixes e oleaginosas
Muito presentes em suplementações, o ômega 3 e ômega 6 encontrados em abundância em peixes e oleaginosas são excelentes no retardamento do envelhecimento. Eles estão presentes em peixes como salmão, atum e truta, e sementes como nozes, castanhas. Além disso, ainda estão em peso nos óleos vegetais como canola, soja, milho e azeite.
3 – Soja no envelhecimento
A soja desempenha um papel excelente ao retardar o envelhecimento e, ainda por cima, contribuir para a beleza. Sua composição contém isoflavonas, responsáveis pela mesma atuação do hormônio feminino estrógeno na pele, que auxilia no fortalecimento e sustentação, assim, impedindo o aparecimento de rugas.
4 – Betacaroteno
O betacaroteno presente em certos alimentos é responsável por proteger sua pele da incidência solar, impedindo a ação prejudicial na pele. Ele pode ser encontrado na cenoura, no mamão, tomate e abóbora, por exemplo.
5 – Romã no retardamento do envelhecimento
Sim, a romã é um item essencial para a prevenção do envelhecimento precoce! Com ele, é possível dizer adeus às rugas e linhas de expressão. Não é à toa que muitos cremes para a pele possuem a romã em sua composição.
6 – Iogurte
Assim como os alimentos responsáveis pela manutenção dos níveis de colágeno, aqueles que auxiliam a manter os níveis de probióticos satisfatórios também são essenciais. Quando há irregularidade dos probióticos, o intestino fica preso, o que faz com que a pele sofra também, devido ao maior nível de toxinas recebido.
7 – Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é essencial para manter a boa aparência da pele mesmo quando a idade a ataca. O alimento é rico em selênio, que é um mineral com propriedades antioxidantes, o que ajuda a prevenir o endurecimento dos tecidos causados pela oxidação, ou seja, o envelhecimento.
8 – Manganês e cobre
Esses dois minerais que são excelentes para manter a vitalidade da pele estão presentes majoritariamente nos grãos, como feijões, lentilha, amêndoas e grão-de-bico. Além de estimular a produção de colágeno, que é extremamente bem vinda, eles ainda são ótimos cicatrizantes, suavizando a pele e combatendo os temidos radicais livres.
9 – Abacate na ação contra o envelhecimento
O abacate é a fruta que faz toda a diferença nos cuidados com a pele, logo, torna-se indispensável na ação contra o envelhecimento precoce. Rico em vitamina E, sendo um antioxidante poderoso, ele possui nutrientes que a pele deve receber.
10 – Vegetais verdes
Consumir vegetais verdes não é apenas importante para prevenir o envelhecimento precoce, mas também para manter os hábitos saudáveis no geral. O brócolis e o espinafre, por exemplo, são ricos em vitamina C, coenzima Q10 e carotenoides, o que garante a saúde e a boa reprodução das células da derme.
11 – Cacau
A ação do cacau, apesar de essencial quando se fala em como retardar o envelhecimento, deve ser acompanhada de cautela. A fruta, que é o principal ingrediente do chocolate, é importante ao aumentar a irrigação sanguínea, contendo um antioxidante muito poderoso.
12 – Vinho ajuda a retardar o envelhecimento?
Assim como o cacau, o item deve ser inserido no cardápio com muita cautela. O vinho é rico em substâncias antioxidantes, como antocioninas, flavonoides e resveratrol. Apesar disso, a bebida não deixa de ser alcoólica e calórica, ou seja, não abuse de mais de uma taça por dia.

Fontes: Christiane Fujii Centro Dermatto, Minha Vida | Imagem: JK Dermatologia

Uniguaçu