Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – COMER BEM – DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA NO PONTO CERTO

Publicado

em

Safismi

Muito se fala sobre comer bem. Mas afinal, o que é comer bem?
Na realidade, comer bem está diretamente relacionado ao equilíbrio, escolhas conscientes, sabor e prazer, e não sacrifício, culpa ou punição, como se vende erroneamente por ai. Na prática, comer não é apenas um hábito ligado a sobrevivência, é muito mais do que isso, é o que garante o seu corpo funcionando bem, e uma das principais formas de autocuidado.
É claro que demanda escolhas e muita qualidade, mas para isso não precisa abrir mão do sabor e o prazer da alimentação. Por isso, hoje iremos falar mais sobre o que é comer bem, e dicas para ter uma alimentação saudável e prazerosa.

Comer muito? Ou comer apenas alimentos saudáveis e excluir da sua vida as guloseimas que tanto gosta? Comer pequenas quantidades de alimentos não processados? Não exatamente, mas também. Apesar de complexo, o conceito de comer bem pode ser resumido em uma palavra: equilíbrio.

Dicas de como comer bem
Planejamento
Fundamental para não perder o foco e sair da rotina. O planejamento e organização é a base de uma alimentação saudável e equilibrada. A recomendação é fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado, para comprar apenas o necessário e não esquecer nada. Também é válido adiantar ou deixar a comida pronta, um dia antes ou fazer marmitas para a semana, dependendo de como for a sua rotina.
Saiba o que você está ingerindo
Sempre que for as compras, leia atentamente os rótulos dos produtos que leva para casa.
Não pule refeições
Comer bem inclui também ter uma rotina alimentar regrada. Sendo assim, jamais pule uma refeição, para evitar de exagerar na quantidade na próxima ver que for comer. O ideal é comer de 3 em 3 horas, então, entre as principais refeições do dia, é válido fazer um lanchinho.
Cuidado com as restrições alimentares
Como dito anteriormente, a privação, sacrifício e culpa mais atrapalham do que ajudam na hora de comer bem. Sendo assim, quando se trata de restrições, se for o caso, faça isso com a recomendação de um nutricionista.
Sono de qualidade
O sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo e também para manter uma boa alimentação. Desse modo, uma das dicas para comer bem é dormir bem também.
Controle do estresse
Descontar o estresse na comida é um dos erros mais comuns das pessoas no geral. O estresse em excesso e ansiedade podem levar a uma série de problemas, como a compulsão alimentar, por exemplo.
Prefira açúcares naturais
Procure ter uma postura mais seletiva na hora de adoçar os seus alimentos. Açúcar pode ser gostoso, mas em excesso não faz bem ao corpo, assim como os adoçantes artificiais. Então, evite sempre que possível, até porque esses ingredientes podem aumentar a fome. Por isso, opte por açúcares naturais.
Comer devagar
Seja pela pressa ou falta de tempo, muita gente tem o péssimo hábito de comer muito rápido, quase nem mastigando a comida. O ideal é fazer justamente o oposto, comer devagar, mastigar os alimentos com calma, aproveitar o momento e saborear a comida plenamente. Além de muito mais agradável, comer devagar também é uma forma de evitar exagerar demais na comida, já que assim você passa ao seu corpo os sinais de saciedade.

Fonte: Cristyele Oliveira | Imagem: Vitao Alimentos

Uniguaçu