Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Agricultores podem encaminhar pedido de aposentadoria diretamente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel

Publicado

em

Safismi

No Jornal da Manhã Entrevista desta sexta-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Iguaçu-PR, Evandro Ghellere, anunciou uma nova facilidade para os produtores rurais da região. Agora, eles não precisam mais se deslocar até o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para encaminhar o pedido de aposentadoria. Em vez disso, podem fazer todo o processo diretamente no Sindicato.

Segundo Ghellere, essa medida visa simplificar e agilizar o processo de aposentadoria para os trabalhadores rurais. Ao eliminar a necessidade de ir ao INSS, eles economizam tempo e esforço, podendo contar com o auxílio do Sindicato em todas as etapas do procedimento.

Entretanto, o presidente do Sindicato alerta os agricultores para prestarem atenção aos contratos de comodato e arrendamento que possam ter, pois essas questões podem criar entraves no momento de concluir o processo de aposentadoria. É importante que os produtores rurais estejam em conformidade com as regras legais e assegurem a documentação adequada.

Um dos requisitos essenciais para a aposentadoria é o exercício das atividades rurais por um período mínimo de 15 anos, comprovado por provas documentais e testemunhais. Além disso, é necessário que os trabalhadores tenham idade mínima de 60 anos (homens) ou 55 anos (mulheres).

Outro ponto ressaltado é a importância da nota fiscal para o processo de aposentadoria. A nota fiscal é um documento fundamental para comprovar a atividade rural e deve ser apresentada como parte da documentação exigida.

 

Uniguaçu