Connect with us



Chega Mais

ADESIVO ANTICONCEPCIONAL – COMO FUNCIONAM, CONTRAINDICAÇÕES E BENEFÍCIOS.

Publicado

em

Safismi

Um dos métodos contraceptivos que ajudam um casal a evitar uma gravidez indesejada é o adesivo anticoncepcional, que tem o formato semelhante de um Bandaid quadrado, que contém dois hormônios parecidos aos da pílula anticoncepcional que passam esses hormônios através da pele ate chegar a corrente sanguínea produzindo um efeito anticoncepcional tão eficaz quanto da pílula.
Em suma os hormônios estrógeno e progesterona são continuamente liberados, entrando na corrente sanguínea através da pele, onde impedem a liberação de óvulos pelos ovários e também tornam o muco cervical espesso, impossibilitando o esperma de atingir o óvulo.
Antes de mais nada você precisa usá-lo somente em caso de recomendação médica. Tendo feito isso, basicamente é só descolar a parte posterior e em seguida aplicar o adesivo diretamente na pele. Deixe o adesivo no local da aplicação por uma semana e então o substitua por um novo.
Sobretudo retire o adesivo anticoncepcional aplicado e coloque um novo uma vez por semana durante 3 semanas, por um total de 21 dias. Na 4a semana você faz uma pausa. O período menstrual deve começar durante essa semana de pausa do uso do adesivo. Posteriormente você repete o mesmo processo.
Basicamente o adesivo anticoncepcional pode ser aplicado em diversas áreas do seu corpo, contanto que a pele esteja limpa, seca e não haja muitos pelos. Portanto os locais mais utilizados são a face externa do braço, abdômen, coxa, nádegas ou tronco.
Todavia as mamas devem ser evitadas, pois a absorção local de estrogênio pode causar mastalgia (dor mamária).
Além disso, jamais utilize óleos hidratantes, cremes, loções e qualquer tipo de maquiagem em cima e próximo a região onde se encontra o adesivo. Pois todos esses produtos podem atingir a eficácia do adesivo, fazendo com que a cola perca seu efeito sobre a pele e desgrude facilmente.
Sem dúvidas o adesivo anticoncepcional é um método contraceptivo extremamente eficaz, com taxas de sucesso semelhantes às da pílula anticoncepcional. Portanto se utilizado de forma correta, isto é, sem atrasos nas trocas e erros na aplicação à pele, a eficácia do método é de 99,7%.
Contraindicações
Como qualquer medicamento, os adesivos contraceptivos também possuem contraindicações, tais como histórico de derrame, sangramento vaginal desconhecido e embolia pulmonar. Dessa forma, antes de optar por esse método contraceptivo, converse com seu médico.
Quais são os efeitos colaterais?
Algumas mulheres, durante o uso do adesivo podem apresentar:
Sintomas mamários (sensibilidade, sensação de peso);
Dor de cabeça leve;
Reação (irritação) no local da aplicação;
Náuseas, pouco frequente;
Dismenorreia (dor pélvica – no baixo ventre – que ocorre antes ou durante o período menstrual).
Vantagens
Método altamente eficaz e seguro;
Fácil colocação e remoção;
Pode ser colocado em casa;
Não é necessário lembrar todos os dias;
Sem interrupções nas relações sexuais;
Tem durabilidade de 7 dias (necessária substituição a cada 7 dias);
Desvantagens
Mesmo em locais mais discretos, o adesivo fica visível;
Pode se soltar ou cair no decorrer dos dias;
Pode causar vermelhidão ou alergia na área aplicada;
Pode causar dores de cabeça e mudanças de humor;
Pode causar alterações no ciclo menstrual;
Pode causar alterações no peso;
É caro;
Não protege de doenças sexualmente transmissíveis.
Por fim, o adesivo anticoncepcional não protege contra a contaminação pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Portanto o uso da camisinha é de suma importância.

Fonte: R7 | Imagem: sodelas.com

Uniguaçu