Connect with us



Região

Acessibilidade: Governo do Paraná disponibiliza cadeiras anfíbias nas ‘prainhas’ de Itaipulândia e Santa Helena

Publicado

em

Safismi

Para oferecer um verão mais inclusivo, o Governo do Paraná ampliou os pontos de atendimento do programa Praia Acessível. As cidades de Itaipulândia e Santa Helena, no Oeste, contam desde o dia 22 de dezembro com o equipamento que permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam se banhar nas águas dos rios das praias artificiais.

Os equipamentos são disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com as prefeituras locais.

Para a secretária do Desenvolvimento Social e Família em exercício, Luiza Simonelli, essa ampliação atende a uma demanda dos municípios, mas principalmente visa oferecer serviços com acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência. “Estamos cada vez mais buscando a inclusão em todos os locais”, comentou.

Andressa Cecchin é mãe do Arthur Cecchin, de 7 anos, um dos primeiros atendido pelo programa. Segundo ela, ver o filho usufruindo do lazer foi gratificante. “Quando fiquei sabendo, quis trazer ele na hora e sabia que seria legal. Essa é uma memória que vai ficar para sempre”, ressaltou.

A prefeita de Itaipulândia, Cleide Inês Griebeler Prates, destacou que essa é uma oportunidade para que muitas pessoas possam desfrutar de suas férias, aproveitar as atrações do município com segurança e inclusão. “Nós temos aqui o nosso balneário, a nossa prainha, e ficamos muito felizes com essa parceria com o Governo do Estado”, ressaltou.

CADEIRAS ANFÍBIAS – O equipamento tem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar ou em rios em uma profundidade segura. O uso é orientado por profissionais qualificados, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.

Confira as datas e os locais de disponibilidade das cadeiras anfíbias:

De 22 de dezembro de 2023 a 13 de fevereiro de 2024 – de sexta a domingo das 9h às 12h e das 15h às 19h

Itaipulândia

Balneário Jacutinga – Av. Beija Flor, Linha Jacutinga

Santa Helena

Balneário Municipal de Santa Helena – Prolongamento da Av. Brasil S/N

 

Fonte: AEN | Foto: SEDEF

Uniguaçu