Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – VOCÊ SABE O QUE É EQUILÍBRIO EMOCIONAL E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Publicado

em

Conseguir o equilíbrio emocional é um grande desafio. Quem o faz, obtém a serenidade necessária para lidar com acontecimentos desagradáveis e impedir que fatores externos desestabilizem as emoções.

Aliás, manter as emoções sob controle é uma busca constante, uma vez que a rotina corrida, as pressões no trabalho, o trânsito, e até mesmo a alimentação inadequada, desfavorecem um estilo de vida mais harmonioso. A falta de equilíbrio emocional prejudica a habilidade de ver situações por outros ângulos e de tomar boas decisões.

Antes de qualquer coisa, é importante identificar os sinais que seu corpo transmite quando está em desequilíbrio. Saiba quais são alguns deles:
queda excessiva de cabelo;
impaciência;
medo;
irritação;
tonturas;
dores de cabeça constantes;
baixa imunidade;
distúrbios estomacais e cardíacos;
aumento da pressão arterial;
insônia;
dores no corpo;
falta de atenção e de concentração.

Entender o que precisa mudar é o primeiro passo para encontrar o equilíbrio emocional. É importante identificar os pontos que devem ser trabalhados e quais são os gatilhos que ativam as crises nervosas. Pense em como você reage quando alguém responde com rispidez. O que dá vontade de fazer?

Tente não se julgar. Veja quais são as suas respostas diante de imprevistos desagradáveis. A partir do momento em que já sabe o que costuma tirar você do sério, pense em como seriam suas ações se fossem menos inflamadas.

Já parou para pensar que passamos o dia inteiro estimulando o cérebro com pensamentos e informações? Tente tirar uma parte do dia para se desconectar de qualquer tipo de aparelho eletrônico e faça algo que proporcione relaxamento e satisfação pessoal.

Vale cuidar de plantas, dar uma volta a pé pelo bairro, meditar, ouvir uma boa música. É importante estabelecer uma rotina para que a mente entenda que essa é uma pausa necessária e revigorante. Você também pode criar o hábito de saborear um chá relaxante após o banho enquanto lê um bom livro, por exemplo.

Durante o sono, o corpo se recupera do dia que terminou. Nesse período, ele pode reforçar a imunidade, renovando as células e neutralizando os radicais livres.
É também durante uma boa noite de sono que acontece a restauração do sistema nervoso central, o que permite que os neurônios possam transmitir informações adequadas entre eles. Por isso, dormir mal gera irritação, confusão mental e alterações de humor.

Assim, a dica é dormir pelo menos entre sete e nove horas, para garantir qualidade de vida. Para ajudar a ter um sono tranquilo, não consuma alimentos pesados à noite; prefira sopas, legumes ou uma refeição mais leve. Evite também consumir alimentos com cafeína antes de dormir.

É recomendável, ainda, não mexer no celular ou assistir à televisão pelo menos uma hora antes de se deitar.

Os exercícios físicos melhoram a qualidade de vida, reestruturam o sono e liberam hormônios importantes para manter o bem-estar.

Atividades ao ar livre também contribuem para o bem-estar, ajudando a reduzir a ansiedade e a depressão. Caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta. Não importa. Vale de tudo para colocar o corpo em movimento e garantir os benefícios que a prática constante de exercícios pode proporcionar, como o aumento de autoestima, consciência corporal, flexibilidade e fortalecimento muscular.

Como já mencionamos, uma das melhores formas de alcançar o equilíbrio emocional é entrar em contato com você mesmo. Afinal, ao conhecer a fundo os seus medos, objetivos, sonhos e frustrações, fica mais fácil agir de forma positiva e pró-ativa diante de situações difíceis.

A meditação é uma excelente maneira de buscar o autoconhecimento. Tire pelo menos 15 minutos de seu dia para praticá-la.
As escolhas alimentares têm impacto direto no corpo e na mente. Algumas substâncias potencializam a agitação e o estresse, como a cafeína, o álcool, o açúcar ou o sal em excesso. Além disso, a falta de alguns nutrientes no organismo também pode interferir nas emoções.

Ao manter as emoções sob controle, você não compensa sentimentos na comida e conquista maior felicidade e bem-estar em sua vida. Para fazer isso, é fundamental compreender os processos inconscientes que causam determinados sentimentos.

Fonte: Liv Up | Imagem: José Roberto Marques

Uniguaçu