Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – O QUE ACONTECE QUANDO DEIXAMOS DE COMER AÇÚCAR?

Publicado

em

Safismi

Seja para conter acnes e crises de enxaquecas, ou até mesmo para evitar doenças como obesidade e diabetes, muita gente precisa cortar o açúcar.

O consumo de açúcar, com moderação, é importante para manter o equilíbrio do organismo. Ele é responsável por fornecer a glicose que o corpo precisa, já que a falta dela pode trazer problemas à saúde, como fadiga, fraqueza e outros. Além disso, o açúcar contém cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e vitaminas do complexo B.

Mas, o problema é que consumimos uma quantidade muito maior do que deveríamos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa, seja adulta ou criança, deve consumir no máximo 50 gramas de açúcar por dia. Porém, o ideal mesmo é que o consumo seja de 25 gramas por dia, o que significa cerca de duas colheres de sopa.

O que acontece é que os brasileiros, em média, consomem cerca de 150 gramas por dia, o triplo do máximo recomendado, e seis vezes mais do que o indicado. Se parar para analisar, é difícil imaginar que colocamos 12 colheres de açúcar em nossas receitas, né? No entanto, comemos muito açúcar sem perceber que estão escondidos em outros alimentos e bebidas. Por isso, é bastante importante maneirar na dose.

O excesso de glicose gera uma produção maior de insulina e, além do aumento de peso, o organismo passa a desenvolver resistência à insulina, podendo causar diabetes. Além disso, esse excesso pode acarretar outros sintomas. Conheça alguns deles:

Aumento da fermentação gástrica;
Aumento do nível de colesterol ruim, o LDL;
Cárie;
Dor de cabeça;
Enfraquecimento do sistema imunológico;
Insônia;
Perda de memória;
Prisão de ventre;
Surgimento de acnes;

Como o corpo reage aos primeiros dias sem açúcar?
Embora conheçamos os males do açúcar, cortá-lo totalmente da nossa dieta nem sempre é tarefa fácil. Principalmente se o organismo já está acostumado com uma determinada quantidade diária. Quando cessamos a ingestão do açúcar abruptamente, é comum nosso corpo passar por algumas fases até se acostumar.

A primeira fase, a de desintoxicação, é a pior. Ela tende a durar 15 dias e é normal se sentir irritado, cansado e com falta de concentração. Também é comum sentir ainda mais vontade de comer doces. Isso porque, o açúcar ativa alguns receptores no cérebro que são responsáveis pela vontade.

Neste momento, é essencial não se deixar levar pela vontade. Se você não passar por essa fase de desintoxicação, o seu organismo jamais se acostumará com a ausência de açúcar. E, assim, você sempre voltará à estaca zero.

A partir da segunda semana, o corpo começa a se acostumar com a falta de açúcar. O organismo começa a reagir e entende que não precisa de tanta glicose para manter a energia. Contudo, ainda não é possível sentir grandes resultados.

Os efeitos positivos costumam aparecer após pelo menos um mês sem comer açúcar. É quando chegamos na terceira fase. Nesse momento, já podemos notar algumas mudanças, como melhora na disposição e perda de peso. Mas, em contrapartida, é também o momento em que ficamos mais relaxados. Então, cuidado para não abrir mão de todo o esforço feito até aqui.

Após 30 dias sem açúcar, já é possível notar mudanças no corpo e no organismo. Entre as principais alterações estão:

diminuição no risco de doenças cardiovasculares e doenças crônicas;
melhora na disposição e no humor;
melhora na qualidade do sono;
redução de acnes;
perda de peso;
redução de celulites;
diminuição de colesterol e triglicérides.
Certamente, sabemos que não é fácil ficar sem aquele docinho depois do almoço ou aquela sobremesa gostosa no fim de semana. Mas, pode ficar tranquilo que já existem sobremesas sem açúcar e substituições que podem ser feitas.

Fonte: Liv Up | Imagem: YouTube

Uniguaçu