Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – SINTOMAS DE DEPRESSÃO – QUAIS SÃO, COMO IDENTIFICÁ-LOS E O TRATAMENTO

Publicado

em

A depressão é um distúrbio que gera grande tristeza, falta de ânimo, desinteresse generalizado e mudanças de apetite (perda de apetite ou aumento). Dependendo do estágio da doença, pode haver também pensamentos suicidas.

É importante buscar por ajuda médica caso os sintomas da depressão sejam notados. Existem várias maneiras da doença se apresentar e também várias formas de trata-la.
A depressão não é causada por um motivo específico e isolado. São vários os fatores que podem levar a crises depressivas. Alguns deles são: abusos, conflitos internos ou externos (com a família, por exemplo), morte de alguém próximo ou abuso de substâncias.
A genética é também um fator de risco.

Problemas pessoais, doença graves e eventos grandiosos também podem levar a quadros depressivos. Além desses sintomas emocionais, algumas vezes os sintomas também são físicos. Dor de barriga, azia, má digestão, dores de cabeça e no corpo são alguns deles.

Sabe aquela história de que nem sempre a pessoa depressiva só vive triste? É basicamente isso o que acontece nesse quadro clínico, a pessoa tem momentos depressivos e de tristeza, mesclado com momentos de extrema euforia.

A distimia é um outro tipo de quadro depressivo, dessa vez crônico, podendo durar por até 2 anos
A depressão atípica causa um estado de extrema melancolia, sentimento de inutilidade e de tristeza. Nesses casos há um aumento do sono e o indivíduo se torna apático.

Existe também um tipo de depressão momentânea, chamada de sazonal. Esse tipo é mais comum na época do inverno ou próximo de datas específicas que causam grande estresse.

E por fim, a depressão pós parto que é ocasionada por conta da grande alteração hormonal causa pelo fim da gravidez. Alterações de humor e crises de choro são alguns dos sintomas. No entanto, há casos em que as mães sentem isso de forma mais intensa e é aí que ocorre a depressão pós parto.

Os sintomas da depressão podem parecer muito corriqueiros e por isso, as vezes passam despercebidos. No entanto é preciso estar atento.

Confira alguns dos sintomas de depressão:
Sentimento de tristeza, ansiedade e vazio persistente;
Inquietude
Desesperança ou pessimismo
Dificuldade de concentração ou de toma decisões
Lentidão para falar e se movimentar
Dificuldade para dormir ou para acordar
Sentimentos de culpa ou inutilidade
Perda de interesse na vida, no hobbies e atividades do dia a dia
Irritabilidade
Dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos sem motivo claro, aparente
Fadiga
Alterações de apetite
Pensamentos de morte ou tentativas de suicídio

Se você perceber que pode estar com depressão, a atitude correta é procurar um médico de imediato. Você pode buscar por um psiquiatra ou psicólogo. É importante que durante a consulta você descreva exatamente tudo o que está sentido, dessa forma o médico conseguirá fazer um diagnóstico preciso.

Fonte: Minha Vida, Vittude | Imagem: MD.Saúde

Uniguaçu