Connect with us



Geral

Receita Federal emite novo alerta sobre o “golpe do amor”

Publicado

em

Safismi

A Receita Federal emitiu, nesta quinta-feira (2), um novo alerta à população sobre o chamado “golpe do amor”.

Neste caso, os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais, passando-se por estrangeiros em boas condições financeiras e com empregos estáveis. Eles se envolvem emocionalmente com as vítimas, fazem promessas e afirmam que vão mandar conteúdos de presentes do exterior, como óculos, celulares, anéis para noivado e dinheiro, entre outros.

Os criminosos afirmam que os presentes vão chegar por remessa digital ou postal ou com um viajante. Para dar veracidade ao golpe, eles criam sites falsos com rastreamento da suposta encomenda.

Quando o produto supostamente chega no Brasil, eles afirmam à vítima que ficou retido na alfândega e pedem depósitos na conta de um suposto agente para a liberação do produto.

De acordo com a Receita, a Alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo, recebe cerca de dez ligações por dia de contribuintes querendo confirmar a necessidade do depósito.

“A Receita Federal adverte que não exige qualquer pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente. Todos os tributos aduaneiros administrados pelo Órgão somente são recolhidos por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf)”, diz o alerta.

Normalmente, os golpistas passam a conta corrente de uma pessoa física para o depósito e, se a vítima deposita o valor solicitado, a quadrilha faz nova exigência alegando novos empecilhos para a liberação da bagagem.

Orientações

Nos casos de encomendas enviadas por Remessa Expressa, pode-se confirmar se a empresa está habilitada no Brasil através deste site. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode enviar seu questionamento ou contatar as Unidades de Atendimento da Receita Federal por aqui.

“Caso a pessoa considere estar sendo vítima de ação fraudulenta ou de tentativa de estelionato, é imprescindível que também registre a ocorrência em uma Delegacia Policial especializada”, alerta o órgão.

Paraná Portal

Uniguaçu