Ajudado em Sochi, Hamilton descarta retribuir favor a Bottas no Brasil

Campeão da edição 2018 do Mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton afirmou nesta quinta-feira não se sentir na obrigação de retribuir favores a seu companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, no GP do Brasil, neste final de semana.

Ele se refere ao episódio ocorrido no autódromo de Sochi, onde o finlandês foi instruído pela equipe alemã a deixar o britânico o ultrapassá-lo para vencer a corrida. Após o GP da Rússia, Hamilton só precisou de mais três provas para garantir o heptacampeonato.

Publicidade

Prestes a disputar a penúltima etapa da temporada, Hamilton garantiu que não há nenhuma ordem da Mercedes para que Bottas receba sua vitória de volta. “A equipe não vai fazer essa ligação. Não é algo que eu perguntei ao Valtteri, se ele quer isso, mas não acho que ele queira isso”, disse o inglês, em Interlagos.

“Ele vai querer ganhar do jeito dele. Não sei se estaria fazendo muitos favores no sentido de dar a ele uma vitória. Ele não precisa disso. Ele pode fazer isso sozinho. Tudo o que posso fazer é tentar garantir ser favorável ao longo de todo o final de semana. Estou sempre muito aberto com a equipe, então continuarei a ser assim”, avisou.

Seja como for, Hamilton fez questão de elogiar Bottas durante a entrevista, considerando a parceria com o finlandês, iniciada em 2017, como uma das melhores da história da Fórmula 1. Algo que o britânico jamais passou perto de falar sobre o alemão Nico Rosberg, de quem não escondeu sua rivalidade no período em que foram companheiros na Mercedes, entre 2013 e 2016.

“Temos um respeito enorme um pelo outro. É a maior parceria em termos de respeito e trabalho em equipe que provavelmente já existiu na F1. Eu vejo o quanto ele trabalha duro, e ele vê o quanto eu trabalho duro. Não fazemos joguinhos para tentar prejudicar um ao outro. Esse ano tiveram momentos em que ele foi fundamental para vencermos as corridas”, admitiu.

Penúltima etapa do Mundial, o GP Brasil acontece entre os dias 9 e 11 de novembro. Os primeiros treinos livres estão marcados para esta sexta-feira. No sábado, os pilotos definem o grid de largada na sessão classificatória. A corrida acontece no domingo, às 15h10 (de Brasília).

Gazeta Esportiva

COMPARTILHAR