Connect with us



Saúde & Bem Estar

Você sente o ouvido tampado?

Publicado

em

Safismi

Conhecida por autofonia, a sensação de ouvido entupido é muito comum quando mudamos de altitude, como em uma viagem na qual há uma descida de serra. Durante esse processo ocorre uma diferença de pressão entre a orelha externa e a média e o corpo leva algum tempo para se acostumar com essa mudança. Ou seja, “se a pressão do ambiente for diferente da que a pessoa estava habituada, ocorre a sensação de ouvido tapado”, explica a médica otorrinolaringologista especialista em otoneurologia, Dra. Rita de Cássia Guimarães.

A situação incômoda costuma se resolver rapidamente pelo próprio mecanismo de compensação da tuba auditiva. “Além de poder se resolver sozinho, uma atitude que pode ajudar a equilibrar a pressão e a corrigir a autofonia mais rapidamente é engolir saliva, beber líquidos durante a viagem e bocejar”, afirma a médica.

Na descida da serra o quadro é mais leve se levado em consideração com voos de avião ou mergulhos. Nessas situações mais extremas, além da autofonia, as pessoas podem ter dor de ouvido e até extravasamento de líquido ou de sangue na cavidade do ouvido médio, provocando uma infecção no local.

Ainda existem outras situações que dão a impressão de ouvido entupido. Pessoas com apertamento dentário e/ou bruxismo, pelo deslocamento incorreto do côndilo da mandíbula, podem sentir essa sensação.

Para evitar essa situação, deve-se manter a saúde dos ouvidos em dia, como tratar resfriados, gripes e rinites e consultar um médico especialista otorrinolaringologista assim que perceberem quaisquer complicações. Não usar hastes flexíveis nos ouvidos e não tentar remover o cerume por conta própria é um fator básico de prevenção. Isso é imprescindível para garantir a saúde auditiva.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Uniguaçu