Connect with us



Destaques

Visitantes do Show Rural conhecem a Expedição do Conhecimento

Publicado

em

Safismi

A Itaipu Binacional apresentou pela primeira vez no Show Rural Coopavel a “Expedição do Conhecimento”. O projeto  conta com um caminhão-baú, de 15 metros de extensão, além de tendas de apoio. O visitante percorre um roteiro pedagógico e interativo de 30 minutos, com mais de 20 atividades. Cada sessão tem capacidade para dez pessoas. O objetivo é levar o caminhão para os 54 municípios do Oeste Paranaense, em um roteiro que será definido. Ainda em fevereiro, Itaipu e PTI vai se reunir com os secretários municipais de educação para explicar a contrapartidas dos municípios e a estrutura necessária para receber a Expedição.

A visita começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. Esta sensibilização acontece na parte interna do caminhão-baú, com informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia. Óculos de realidade virtual também levarão o público a uma imersão na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros. Outra novidade é um painel interativo com sons de animais em extinção.

Do lado de fora, o visitante terá contato com um telescópio solar, um polo astronômico em forma de tenda, várias maquetes demonstrando o funcionamento de uma casa sustentável e das várias formas de energia, e jogos interativos, como aprender como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade pedalando em uma bicicleta.

Redação com Assessoria

Uniguaçu