Connect with us



Notícias

Videoconferência da Amop discute estratégias para retorno de aulas na rede pública

Publicado

em

Safismi

Prefeitos, secretários de Educação e procuradores jurídicos das 54 prefeituras da área de abrangência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) participaram na quinta-feira, 16, de uma videoconferência para discutir estratégias que culminem no retorno das aulas da rede pública municipal.

Banco de horas negativas a professores, antecipação de férias e outras medidas estão em estudo para serem implementadas junto às respectivas secretarias municipais de Educação. E ainda: reposição das aulas nos sábados, domingos, feriados e durante o recesso de julho também podem ser medidas adotadas pelas prefeituras. De acordo com o prefeito de Matelândia e presidente da Amop, Rineu Menoncin, o Texeirinha, a preocupação é não prejudicar alunos com a perda do ano letivo. Existe, inclusive, a possibilidade de o ano letivo atual só ser concluído em 2021.

Existem muitas peculiaridades individuais e a intenção da Amop é uniformizar os procedimentos, para que as medidas possam ser adotadas em conjunto. Serão disponibilizadas ainda pela Amop aos municípios associados normativas que nortearão as atitudes administrativas a serem aplicadas doravante. Por fim, foi criada uma comissão de secretários municipais voltada à elaboração das diretrizes a serem cumpridas pelos municípios da Amop.

Essa comissão é composta por representantes de 10 municípios: Cascavel (Márcia Aparecida Baldini), Toledo (Edna Heloisa Schaeffer do Amaral), Foz do Iguaçu (Maria Justina da Silva), Medianeira (Clair Teresinha Rugeri), Palotina (Judith Maria B. Sendko), Capitão Leônidas Marques (Zizela Maria Primo Dallabrida), Maripá (Janaína Müller Geraldi), Tupãssi (Adriana Augusti Camozzato), Jesuítas (Elaine Pasti de Oliveira Arrigoni) e Ouro Verde do Oeste (Marlene Inez Zorzo). A primeira reunião foi marcada para dia 23 de abril, às 9h, na Amop.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu