Connect with us



Notícias

Viaduto de Medianeira recebe obra de arte sobre colonização

Publicado

em

Safismi

Em março, noticiamos que o projeto para grafitar as trincheiras do nosso município, através do Lions Clube Medianeira estaria saindo do papel e se tornaria realidade.

Nesta semana, o grande dia chegou, e desde a última terça-feira Eduardo e Gilberto, moradores de Cascavel e idealizadores do Coletivo Pinewallss, iniciaram a obra do primeiro viaduto a receber a arte do grafite.

A primeira trincheira é a que da acesso ao Bairro Frimesa e ao Bairro Florença. O tema de todos os painéis gira em torno da história, dos diferenciais e das características que se destacam em Medianeira, e o primeiro assunto a ser retratado é a colonização.

Segundo, Eduardo e Gilberto, desde o primeiro momento, ao iniciarem a obra os dois foram bem recebidos e tiveram um caloroso apoio dos munícipes: “Está sendo muito bacana poder proporcionar isso para Medianeira, vivendo Medianeira, as pessoas passam, interagem, perguntam, se demonstram interessados, e muitos demonstram a alegria de ver um lugar totalmente cinza ganhar vida, com uma arte que expressa a história de cada um dos moradores dessa terra”.

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

Os artistas frisam que para chegarem até a criação dos desenhos eles precisam estudar a fundo a colonização, desenvolvimento, e história, num contexto geral, de Medianeira: “Temos essa preocupação em buscar aquilo que melhor representa o olhar de cada morador. É nossa responsabilidade retratar e expressar através da arte algo que fará parte da sociedade daqui para frente, a arte é isso, é poder transformar um local, um olhar, uma memória, uma maneira de viver”.

Os outros viadutos ainda não tem data definida para serem grafitados, mas em breve todos receberam obras como esta.

Durante nossa visita ao local, percebemos a interação dos munícipes, e nas redes sociais muitos se manifestaram apoiando e parabenizando a iniciativa.

Ficou curioso? Visite a construção artística do painel e conheça um pouco mais de perto como é produzida a arte do grafite e a simpática dos artistas.

Para acompanhar um pouco mais do trabalho realizado pelo Lions Clube Medianeira siga a página do clube no Facebook: Clique aqui.

E para conhecer um pouco mais do Coletivo Pinewallss, siga os artistas nas redes sociais: Giw0cm, Du2cm.

 

Redação Guia Medianeira

Uniguaçu