Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Veterinários americanos realizam missão voluntária em São Miguel do Iguaçu em parceria com a UNIGUAÇU

Publicado

em

São Miguel do Iguaçu recebeu, nesta segunda-feira, 09, uma ação voltada à causa animal. Trata-se do Vet Experience International, uma missão composta por veterinários voluntários dos Estados Unidos, que atuarão gratuitamente no município em parceria com a Faculdade UNIGUAÇU.

Durante toda a semana, os profissionais internacionais, acompanhados por professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Uniguaçu, participarão de atendimentos e ações com foco em comunidades e populações em situação de vulnerabilidade. Nesta segunda-feira (09), os trabalhos iniciaram na Aldeia Indígena Tekoha Ocoy, onde os voluntários atuaram durante todo o dia. À noite, foi realizada uma palestra voltada a estudantes e profissionais da área, com tradução simultânea, no Centro de Eventos da Uniguaçu.

“O ministério chamado Christian Veterinary Mission, ou Missão Veterinária Cristã, é um ministério americano que já existe há mais de 50 anos e está disponível para atuar em todo o mundo. Ele possui várias formas de atuação, e uma delas são os projetos de curta duração, como este, que acontece quando fazemos parceria com alguma comunidade ou ministério local para oferecer suporte”, contou a voluntária Maribel Nelson.

A primeira ação da missão aconteceu nesta segunda-feira (09), quando o grupo atuou durante todo o dia na Aldeia Indígena Tekoha Ocoy, realizando atendimentos veterinários com o apoio do corpo técnico do Hospital Veterinário Uniguaçu, como explica a responsável técnica pelo HVU, professora Gisele Barcelos Seberino.

“A gente vai trabalhar com os animais que estão aqui e que precisam de algum atendimento. Eles vão fazer aplicação de vermífugo, algumas medicações, triagem e também coleta de sangue”, explicou.

O Cacique da aldeia, Luiz Mbaraka, disse que o trabalho é muito importante para a comunidade local. “Existem muitos animais, como cachorros e gatos, que muitas vezes, por falta de recursos, as famílias deixam de tratar, deixam de levar ao veterinário. Por isso, esse é um trabalho muito importante para a comunidade”, disse.

A acadêmica Natália Vitória de Souza Roque acredita que o intercâmbio de informações é fundamental. “É muito importante receber essas pessoas que vieram dos Estados Unidos, porque dentro dessas comunidades a gente acaba misturando várias realidades de diferentes países em um só ambiente”, frisou.

 

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu