Connect with us



Notícias

Vereadores votam contra arquivamento do processo de cassação de Flávia Dartora

Publicado

em

Safismi

Os vereadores de São Miguel do Iguaçu votaram pela continuidade da Comissão Processante (CP) que pode cassar o mandato da vereadora Flávia Dartora (PRB). Em Sessão Extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (13/02) foi realizada a leitura do parecer assinado pelo relator Silvio Marcos Murbak (SD). Ele se manifestou a favor do arquivamento da investigação com base no princípio constitucional da presunção de inocência e na independência do Poder Legislativo. O plenário se manifestou contrário ao parecer com 6 votos a 2. Foram favoráveis ao texto os vereadores Francisco Machado Mota (SD) e Silvio Marcos Murbak (SD).

Flávia Dartora foi afastada do cargo por determinação da justiça em dezembro de 2019. Ela é alvo da Operação W.O., que investiga o suposto envolvimento da vereadora em um esquema de fraude em licitações através de uma empresa criada pelo marido dela. No entanto, o parecer da Comissão Processante na Câmara argumenta que o caso não configura quebra de decoro por não ter ligação com a atividade parlamentar.

O prazo para apresentação do parecer final termina no dia 27 de fevereiro. A partir de agora a Comissão Processante colherá depoimentos de testemunhas e reunirá documentos para decidir se mantém ou suspende o mandato da vereadora. O Presidente da comissão, Francisco Machado Mota (SD), explica que o resultado do processo será apresentado em uma nova sessão.

Com relação ao afastamento do então relator Professor Ari (PPL) e o direito dele ao voto, Chico Mota afirma que apenas cumprirá a determinação da justiça.

O vereador Professor Ari (PPL) explica que se desligou da Comissão Processante porque foi arrolado pelo Ministério Público como testemunha do processo que corre no Poder Judiciário. Segundo Ari, uma liminar garantiu seu direito na Sessão Extraordinária.

 

Redação RJ

 

Uniguaçu