Connect with us



Geral

Varejo espera aumento de 3,5% nas vendas durante a Páscoa

Publicado

em

Safismi

A aproximação da Páscoa é carregada de expectativa no varejo paranaense, que espera aumento de 3,5% nas vendas. O aumento é maior que a marca de 2,99% registrada em 2017, em comparação com o ano anterior.

O dado é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Além disso, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aponta que 50% dos supermercadistas preveem vendas iguais às de 2017 e 32,9% esperam vendas superiores. Segundo a entidade, na Páscoa passada apenas 12,1% dos comerciantes estimavam vendas maiores.

Além do chocolate tão procurado nesta época do ano, o estudo destaca ainda que outros produtos como cervejas, azeites e peixes em geral também deverão fazer parte das compras. As projeções otimistas decorrem, principalmente, da retomada gradual do consumo das famílias, motivadas pela confiança em relação ao emprego e pelo acesso ao crédito, que voltou a ser facilitado.

Mercado de trabalho

O aquecimento das vendas para a Páscoa também motiva a criação de empregos temporários, tanto na indústria como no comércio. No Paraná, devem ser contratados três mil trabalhadores para atender às demandas de Páscoa.

A Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) projeta a contratação de 50 mil a 55 mil funcionários. A indústria de chocolates, por exemplo, além de trabalhadores para fabricação dos ovos de chocolates e afins, contrata também pessoal para realizar o empacotamento, estocagem e logística de distribuição nos diversos pontos do varejo que comercializam o produto.

Apesar da produção de chocolates ser concentrada nas indústrias de grande porte, cresce a cada ano o número de pequenas fábricas e produções artesanais, que vendem direto aos consumidores, e acabam se transformando em boas oportunidades para pequenos empreendedores.

 

Massa News

Uniguaçu