Connect with us



Destaques

Uso de máscaras será obrigatório em São Miguel conforme decreto assinado nesta segunda-feira, (13)

Publicado

em

Safismi
De acordo com o decreto, já disponível no Diário Oficial Eletrônico, fica determinado o uso obrigatório de máscaras de proteção (artesanais ou de outro tipo), quando na formação de filas de espera e dentro de estabelecimentos comerciais e de prestadores de serviços, tanto para os clientes e colaboradores.
Também é expressamente proibida a venda e/ou a prestação de serviços a menores de 14 anos, sendo que os mesmos deverão permanecer em casa como medida de prevenção a não disseminação do COVID-19.
Já os estabelecimentos religiosos, estão autorizados a ficarem abertos no horário das 07h às 20h, independente da realização de celebrações, missas, encontros, cultos e semelhantes, com lotação máxima de 10% da capacidade total do local, mas seguindo todas as recomendações sanitárias.
As novas medidas foram anunciada pelo prefeito Claudio Dutra e pelos Secretários Municipais, Valdecir Simão Lago de Administração e Luiz Antonio Klajn, de Saúde, em publicação nas redes sociais da prefeitura.     
Para que serve a máscara caseira?
A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem.
Mesmo com a máscara, é preciso ter outros cuidados?
Mesmo usando a máscara, a pessoa precisa seguir à risca às medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70%. Também lembre-se que não deve ficar tocando a parte da frente da máscara para não contaminar sua mão com gotículas e espalhar o vírus.
Quais tecidos podem ser usados na confecção da máscara?
As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, segundo o Ministério da Saúde. Segundo o órgão, serve qualquer pedaço de tecido: vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina. Mas é preciso ter ao menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.
Como higienizar a máscara?
A máscara pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 20 minutos. Deixe secar ao sol, de preferência.
Posso emprestar minha máscara a alguém?
Não. A máscara precisa ser individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem mesmo com pessoas que moram com você. Cada um em casa precisa ter suas próprias máscaras.
Fonte: Luiz Henrique com Assessoria

Uniguaçu