Connect with us

Notícias

Usina de Itaipu abre vertedouro para escoar excesso de água causado pela chuva

Publicado

em

O vertedouro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi aberto na noite desta sexta-feira (3) para escoar o excedente de água causado pelas chuvas que atingem a região nos últimos dias.
Neste sábado (4), a vazão atingiu mais de 2,4 mil metros cúbicos de água por segundo, o que equivale ao dobro do volume normal das Cataratas do Iguaçu.
Para os turistas que visitam a usina, que é atualmente a maior do mundo em produção de energia elétrica, o escoamente da água vira um espetáculo a mais. A expectativa da administração é de que o vertimento siga de forma ininterrupta, no mínimo, até domingo (5).
A última vez em que o vertedouro foi aberto foi em junho deste ano, mas o procedimento é raro.
Normalmente, a usina de Itaipu opera com volume de água na cota de 219,70 metros acima do nível do mar. A variação normal fica entre 218,30 a 220,30 metros. Quando o volume de água supera esse valor, as comportas são abertas.

G1

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/radiojornal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755