Connect with us



Notícias

Unioeste lança edital de abertura para o vestibular 2019

Publicado

em

Safismi

A Diretoria de Concurso Vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (DCV/Unioeste) publicou, nesta quinta-feira (20), o Edital de Abertura do Vestibular Unioeste 2019. A inclusão de cursos de ensino a distância (EaD) no processo seletivo, a possibilidade de alteração de dados da inscrição (incluindo o curso) antes do término do período de inscrições e a realização das provas em Maringá estão entre as novidades apresentadas para a edição deste ano do processo seletivo. A íntegra do edital está na aba “Publicações” do site www.unioeste.br/vestibular.

Inscrições

Realizadas somente pelo site www.unioeste.br/vestibular, as inscrições iniciam-se na tarde desta terça-feira (25) – horas depois do lançamento oficial da campanha publicitária do vestibular para autoridades e profissionais de imprensa – e prosseguem até às 23h59 de 31 de outubro (com pagamento da inscrição, de R$ 150,00, via boleto a ser pago em agências da Caixa e casas lotéricas). A partir de agora, enquanto as inscrições não são encerradas, os candidatos podem alterar alguns dados de sua inscrição, como corrigir dados pessoais, cidade de prova ou até o curso anteriormente escolhido.

O requerimento isenção do pagamento da inscrição é possível apenas até 14 de outubro, mediante preenchimento do Número de Identificação Social (NIS). Sua concessão ocorre se o candidato estiver enquadrado nas regras do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A resposta ao pedido será publicada até o dia 16 de outubro.

Provas

Em etapa única, as provas estão marcadas para o dia 2 de dezembro (domingo) nos períodos da manhã (portões abertos das 7h40 às 8h10) e da tarde (portões abertos das 14h10 às 14h40) e ocorrerão nas cidades onde a instituição possui câmpus (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) e também em Curitiba e Maringá.

São 77 questões objetivas de 11 matérias (7 de cada), além da redação. Na primeira etapa, com três horas de duração, os vestibulandos terão que elaborar a redação e responder 21 questões de Português, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês) e Literatura. À tarde, os candidatos terão que responder a 56 questões de Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Matemática, Sociologia e Química.

EaD

A inclusão de cursos da modalidade de educação a distância (EaD) é uma das novidades do Vestibular Unioeste 2019. Serão oferecidas três opções – Letras/Libras (Bacharelado e Licenciatura) e Gestão Pública (Tecnólogo) – em diversos polos.

Como os cursos EaD são oferecidos por meio de um convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o qual ainda está sendo finalizado, por ora, os polos disponíveis são: Apucarana/PR, Astorga/PR, Bambuí/MG, Céu Azul/PR, Cidade Gaúcha/PR, Colombo/PR, Cruzeiro do Oeste/PR, Faxinal/PR, Flor da Serra do Sul/PR, Foz do Iguaçu/PR, Goioerê/PR, Guarapuava/PR, Ibaiti/PR, Laranjeiras do Sul/PR, Nova Londrina/PR, Nova Santa Rosa/PR, Nova Tebas/PR, Panambi/RS, Passos/MG, Pato Branco/PR, Ponta Grossa/PR, Prudentópolis/PR, Sarandi/PR, Ubiratã/PR e Umuarama/PR.

Os locais e a quantidade de vagas serão confirmados posteriormente e, por esse motivo, não haverá emissão de boleto para pagamento da inscrição nesses cursos até essa confirmação. Vale ressaltar que, além das cotas para candidatos de escola pública, o candidato surdo que se inscrever para o curso de Letra/Libras-Licenciatura tem prioridade no ingresso, com 60% das vagas reservadas para este público.

Cursos disponíveis

Ao todo, são 2.356 vagas que serão oferecidas no Vestibular Unioeste 2019, sendo 1.226 vagas em 65 opções de graduação presencial e 1.130 vagas para os cursos EaD.

Somadas às 1.226 disponibilizadas (50% das vagas em cursos presenciais) via Sistema de Seleção Unificado (SiSU), do governo federal, são 3.582 oferecidas pela instituição no próximo ano letivo, que é, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a 9ª melhor universidade estadual do Brasil e a 4ª do Brasil.

Cursos oferecidos pelo Vestibular Unioeste 2019:

Câmpus Cascavel: Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas/Bacharelado, Ciências Biológicas/Licenciatura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Letras (Português-Espanhol), Letras (Português-Inglês), Letras (Português-Italiano), Matemática, Medicina, Odontologia e Pedagogia (Matutino ou Noturno).

Câmpus Foz do Iguaçu: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Hotelaria, Letras (Português-Espanhol), Letras (Português-Inglês), Matemática, Pedagogia e Turismo.

Câmpus Francisco Beltrão: Administração, Ciências Econômicas, Direito, Geografia/Bacharelado, Geografia/Licenciatura, Medicina, Nutrição, Pedagogia (Matutino ou Noturno) e Serviço Social.
Câmpus Marechal Cândido Rondon: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado ou Licenciatura), Geografia, História (Matutino ou Noturno), Letras (Português-Alemão), Letras (Português-Espanhol), Letras (Português-Inglês) e Zootecnia.

Câmpus Toledo: Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Filosofia (Matutino ou Noturno), Química (Bacharelado ou Licenciatura), Secretariado Executivo e Serviço Social.
EaD: Letras/Libras (Bacharelado ou Licenciatura) e Gestão Pública.

 

Rádio Cultura Foz

Uniguaçu