Connect with us



Agricultura

Um hub que conectará inovação ao agronegócio 365 dias por ano

Publicado

em

Safismi

A inauguração do Espaço Impulso, na tarde de quinta-feira e na presença de inúmeras autoridades, não se torna apenas um dos mais marcantes momentos da 34ª edição do Show Rural Coopavel. O ato materializa um projeto de coragem e visão estratégica que encaminha o agronegócio de Cascavel e do Oeste a um novo estágio em seu contínuo processo de desenvolvimento.

“A Coopavel sempre foi uma cooperativa inovadora. Criou em 1989 o Show Rural, em 2000 a Unicoop, uma universidade de formação e capacitação profissional, e em 2018, com a constituição do comitê de inovação, deu início à construção desse hub de inovação que tanto fará pelo presente e futuro da nossa agricultura e pecuária”, destacou o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli.

O Espaço Impulso, com as soluções que começam a ser desenvolvidas, tornará o agronegócio regional ainda mais pujante e competitivo. “Esse projeto levará um país digital para o mundo, por meio de sua agropecuária”, apontou Dilvo. “Aqui começa a 35ª edição do Show Rural, com o mesmo compromisso de sempre, mas com uma agricultura de futuro”, ressaltou o presidente da Coopavel, agradecendo aos parceiros e a todos que se unem a uma iniciativa transformadora e de grandes possibilidades.

Empreendedorismo

É um desafio permanente manter a atividade produtiva em alto nível, por isso parcerias e iniciativas como essa se mostram tão relevantes, expressou o presidente do Parque Tecnológico Itaipu, o general Eduardo Castanheira Garrido Alves. “Nesse ambiente, unem-se o produtor rural e jovens universitários que têm boas ideias para a competitividade do agronegócio. Agradeço ao Dilvo e à Coopavel pela oportunidade de o PTI se aliar ao Espaço Impulso”, afirmou o general Garrido.

Integração

A inovação é a criatividade que gera resultados e essa é uma das propostas deste hub do agronegócio, definiu o diretor do Exohub, Michel Costa. “O que conecta o ontem ao amanhã é o hoje, por isso temos uma missão de inovar por e para todos”. Pela primeira no Brasil, segundo Michel, conta-se com uma área de 72 hectares para a experimentação das mais diferentes ideias e a cada ano o marco para a apresentação das soluções desenvolvidas será o Show Rural Coopavel.

O presidente da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), Alcione Gomes, disse que o Espaço Impulso é a prova da força da união de vários atores e da dinâmica da coletividade como instrumento impulsionador. “Essa será uma ferramenta para melhorias no agro, criando um ambiente de fomento à criatividade e ao empreendedorismo”. Já o prefeito Leonaldo Paranhos lembrou das dificuldades trazidas pela pandemia, dos cuidados e da coragem de realizar um evento tão grandioso. “Não poderíamos ser omissos de não defender a nossa cadeia do agro e tudo o que ela representa”, afirmou ele. “O Espaço Impulso se soma ao agro, uma cadeia indispensável à economia do Paraná, que tanto nos orgulha”, citou o deputado estadual Guto Silva.

Marcelo Rangel, superintendente de Inovação do Governo do Paraná, disse que o Espaço Impulso representa um novo ciclo de tecnologia para o Paraná. “Temos aqui um laboratório do agro, que vai funcionar 365 dias por ano, para inovar e proporcionar novos saltos de produtividade, qualidade e criatividade ao agronegócio do celeiro do mundo”. Implantado no antigo auditório da administração do Show Rural Coopavel, o Espaço Impulso tem área de 450 metros quadrados que serão ocupados por parceiros, startups e todos os atores que se somam a esse projeto de inovação, diz o coordenador de Inovação da Coopavel Kleberson Angelossi.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu