Connect with us



Destaques

Turma de medicina da Unioeste “esclarece polêmicas”

Publicado

em

Safismi

A página da Unioeste no Facebook divulgou, ontem à noite, uma nota creditada a turma XXI de Medicina da instituição de ensino. O texto aborda o suicídio de uma aluna, registrado na última sexta-feira. Até então, a universidade só havia divulgado uma nota curta e superficial sobre o fato.

O suicídio da jovem levantou diversas discussões e debates em relação a formação acadêmica. Desde o ocorrido, vários apontamentos e reflexões tiveram início. A CGN esteve, e continua, aberta a todos.

Na nota da turma de medicina, consta que o objetivo é atingir um processo de formação humanizado. Também há defesa a Unioeste  crítica a imprensa, por estar dando espaço para debate sobre o suicídio e ter divulgado os fatos.

Veja, na íntegra, o texto divulgado:

A turma XXI de medicina Unioeste Cascavel vem por meio deste esclarecer algumas polêmicas geradas pela perda de nossa colega e amiga J.

A princípio, queremos tornar público a nossa indignação com a mídia local, que divulgou e vem divulgando, de forma irrefletida, informações sem averiguar a veracidade e integridade dos fatos. Além disso, ainda divulgaram a notícia do falecimento de nossa amiga antes mesmo que a família e os amigos tivessem total ciência do acontecido, o que torna evidente a falta de sensibilidade e profissionalismo de tais meios de comunicação, que agora se aproveitam da triste situação para sugar qualquer forma de manifestação e trazem para manchar a imagem da nossa instituição.

Gostaríamos de esclarecer também a imagem que a Universidade tem tomado diante daqueles que olham de fora. Todos sabem que estudamos em uma Universidade pública, gratuita e, principalmente, de qualidade. Nesse sentido, queremos reiterar que existem, sim, muitos professores humanos e altamente capacitados em nossa instituição que nos prestaram e tem prestado apoio nessa hora tão difícil. O que aconteceu merece, na verdade, uma abordagem multifatorial. Nossa colega era uma aluna muito dedicada e educada com todos os professores. Queremos ressaltar também que alguns textos explorados pela mídia não foram escritos por alunos da nossa turma e nem do nosso curso, portanto não devem ser vinculados a nossa colega. Somos solidários a todos os alunos da Unioeste, mas antes de qualquer coisa defendemos princípios de verdade e ética.

Em relação ao nosso curso, reiteramos a tristeza de nossa turma, e estamos conversando com nossos professores e colhendo ideias dos alunos para que juntos façamos mudanças no que precisa ser feito sem perder a qualidade do nosso ensino, que é referência no Estado e no país. Nós não queremos nos polarizar ou dividir, mas crescer junto com nossos colegas e professores. Vamos fazer juntos.

Sabemos que olhar para aquele que está do nosso lado com mais amor é fundamental para o nosso crescimento pessoal e profissional. É o que esperamos não só dos nossos colegas, mas também de todos os professores, que sejamos olhados com mais amor e atenção. Cada pessoa é diferente da outra, cada um tem suas dificuldades, cada um tem seus obstáculos. Nosso papel como acadêmicos e futuros profissionais é sempre a manutenção da saúde – seja psíquica, pessoal ou social. Não esperamos ou queremos, de maneira alguma, que as matérias sejam “facilitadas” ou que haja redução de conteúdo ou de carga horária, até porque isso que nos faz sair da instituição UNIOESTE tão bem formados e elogiados por todo o Brasil por nossa alta qualidade. O que queremos é a humanização do processo de formação, ser vistos e ouvidos.

Correio do Lago

Uniguaçu