Connect with us



Notícias

Teste pela internet ajuda a conhecer o nível de estresse e cuidar da saúde

Publicado

em

Safismi

Você sabe como anda o seu nível de estresse? Para saber, o Portal do Programa Escute o Seu Coração oferece um teste com dez perguntas que avalia se o nível de estresse na sua rotina está acima do recomendável.

O teste pode ser feito neste link e, além do resultado, o portal sugere dicas para lidar com as pressões do dia a dia. O objetivo é oferecer mais uma ferramenta no portal do Programa Escute o Seu Coração para auxiliar as pessoas a detectarem fatores que podem comprometer a saúde e incentivar a prevenção das doenças do sistema cardiocirculatório.

O estresse está entre os fatores de risco que podem levar a doenças associadas aos ataques cardíacos (infartos) e aos derrames cerebrais (os AVCs – acidentes vasculares cerebrais).

Isso acontece porque o estresse é uma resposta física e mental que coloca o corpo em alerta por causa de algum fator externo, com a liberação de hormônios e aumento de pressão e batimentos cardíacos. Mas se essa condição passa a ser permanente, passa a ser prejudicial ao organismo.

O conjunto das perguntas do teste compõe uma escala que mede o grau no qual as pessoas percebem as situações como estressantes, chamada de PSS (Perceived Stress Scale – Escala de Estresse Percebido), que pode ser usada em diversos grupos etários. Os itens das questões foram elaborados cientificamente para verificar o quão imprevisível, incontrolável e sobrecarregada a pessoa que responde ao teste avalia suas vidas.

Além do teste de estresse, o portal, que foi lançado em maio pela Secretaria Municipal da Saúde, oferece também testes de autocuidado sobre alimentação saudável, atividade física, IMC (índice de massa corporal) e de tabagismo, todos com orientações para adoção de hábitos mais saudáveis em cada área.

OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL
1. Evite o cigarro
2. Controle seu peso
3. Faça atividade física regularmente
4. Cuide da pressão arterial
5. Escolha bem seus alimentos
6. Controle seu colesterol
7. Reduza o estresse do dia a dia
8. Saiba se é diabético
9. Mantenha rotinas de lazer
10. Consulte o médico periodicamente

 

Paraná Portal

Uniguaçu