Nesta segunda-feira (26), a técnica de enfermagem Eliane Motta, que trabalha como assistente administrativa na base do DER na BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu, foi homenageada na Câmara de Vereadores em São Miguel do Iguaçu. O reconhecimento foi atribuído a um ato heroico realizado por Eliane no dia 24 de maio, quando ela salvou um bebê de apenas 10 dias de vida que estava engasgado.
Eliane relatou que estava em seu local de trabalho quando ouviu o desespero da mãe do bebê que estava sufocando. Agindo rapidamente, ela aplicou as técnicas de primeiros socorros que aprendeu em sua formação como técnica de enfermagem. Com habilidade e serenidade, Eliane realizou a manobra de desobstrução das vias respiratórias, conseguindo desengasgar o bebê e restaurar sua respiração.
Durante a cerimônia de homenagem, Eliane expressou sua gratidão por ter tido a oportunidade de fazer a diferença na vida de uma família e ressaltou a importância do conhecimento e treinamento em primeiros socorros para situações de emergência.
Sua atitude corajosa e habilidades profissionais foram reconhecidas e aplaudidas por todos os presentes. Operador de guincho, Odair Bordignon, que também trabalha no posto do DER em Santa Terezinha de Itaipu, contou como foi presenciar o salvamento e o momento de pânico e aflição vivido por todos.
O requerimento foi autoria do vereador Lafaiete Ganda Meira e apoiado por todo legislativo.