Connect with us



Notícias

Suspeitos de adulterar cargas de soja são alvos da Polícia Civil

Publicado

em

Safismi

A Polícia Civil faz uma operação, na manhã desta sexta-feira (27), contra uma quadrilha suspeita de adulterar cargas de soja e causar prejuízos de aproximadamente US$ 20 milhões para empresas nacionais e internacionais.

Para alterar o produto, os suspeitos usavam areia e casca da soja moída, de acordo com as investigações.

Ao todo, estão sendo cumpridos 47 mandados judiciais, sendo 24 de prisão temporária e 23 de busca e apreensão em Paranaguá, Francisco Beltrão, Ibaiti, Nova Esperança, São Jorge do Ivaí, Cascavel e Matinhos. Também há mandados sendo cumpridos em Teodoro Sampaio, em São Paulo.

De acordo com as investigações, que começaram há seis meses, o esquema funcionava através da adulteração do percentual de proteína em farelos de soja. Depois que o produto saía de fábrica, com 46% de proteína, era alterado e chegava ao destino final com 11% de proteína.

Uma das empresas lesadas, ainda de acordo com a Polícia Civil, tem sede na França e teve um prejuízo de aproximadamente US$ 1 milhão.

Os suspeitos são funcionários, motoristas, agentes portuários, donos de barracões e agenciadores, que recrutavam os condutores dos veículos. Além de servidores de um sindicato e de uma empresa.

Eles devem responder por adulteração de substância alimentícia, associação criminosa, corrupção ativa e estelionato.

Fonte: G1

Uniguaçu